UMA PERSPECTIVA AUTODETERMINADA DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER LÍNGUA ESTRANGEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Ana Raquel Abelha Cavenaghi Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

motivação, língua estrangeira, teoria da autodeterminação.

Resumo

O presente artigo aborda a motivação para aprendizagem de língua estrangeira no contexto escolar. O envolvimento dos alunos em cada disciplina do currículo varia muito em função de diversos fatores individuais e de contexto, ligados à motivação. Um problema educacional que se tem detectado consiste na desmotivação algo generalizada por aprender língua estrangeira, exigida a partir da 5ª série. Trata-se, portanto, de uma área promissora para pesquisas em nosso meio, mas ainda pouco explorada. Dessa forma, o objetivo desse estudo é explorar o assunto da motivação para aprender língua estrangeira usando como referencial teórico a teoria da autodeterminação. Para isso, foi baseado em pesquisadores internacionais por não haver pesquisas desenvolvidas no Brasil sobre essa temática. Com a utilização da teoria da autodeterminação busca-se compreender os determinantes motivacionais e descobrir contextos promotores das formas autodeterminadas de motivação. Considera-se que algumas alternativas para alcançar o envolvimento dos estudantes são representadas pela motivação intrínseca e as formas autorreguladas de motivação extrínseca.

Biografia do Autor

Ana Raquel Abelha Cavenaghi, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Hispano-Portuguesas, especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras e cursa o mestrado em Educação na Universidade Estadual de Londrina. Possui experiência como professora de língua espanhola e de língua portuguesa do ensino fundamental e médio.

Publicado

2009-07-27

Como Citar

Cavenaghi, A. R. A. (2009). UMA PERSPECTIVA AUTODETERMINADA DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER LÍNGUA ESTRANGEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR. Ciências & Cognição, 14(2). Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/101

Edição

Seção

Revisões de Literatura / Literature Reviews