HANS GUMBRECHT: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR NO EXTERIOR DA CLAUSURA HERMENÊUTICA

Autores

  • Angela Mastella Coradini Universidade Federal de Mato Grosso
  • Dolores Cristina Gomes Galindo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jose Carlos Leite Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Gumbrecht, campo não-hermenêutico, produção de presença, dimensão material, Stimmung

Resumo

A pretensão maior da obra de Hans Ulrich Gumbrecht é virar a substancialidade do Ser contra a tese da universalidade da interpretação. O autor parte de uma crítica ao paradigma sujeito/objeto e concentra seus estudos no que ele nomeia de campo não hermenêutico, buscando pensar e alcançar a relação do homem com o mundo e com os outros homens, em uma dimensão que, não, exclusivamente, a do sentido. Os esforços de Gumbrecht se traduzem no que ele chama de sujar as mãos a sério, desenvolvendo uma série de conceitos para uma produção de presença, com base em uma leitura particular do conceito de ser no mundo, de Martin Heidegger. A partir dessa produção de presença, há desdobramentos, e outras noções emergem de suas argumentações – momentos de intensidade e Stimmung – com foco, sempre, em uma leitura da dimensão material, procurando restabelecer o contato do homem com as coisas do mundo.

Biografia do Autor

Angela Mastella Coradini, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Possui mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea, com conclusão em 2013, e Graduação em Comunicação Social Jornalismo, em 2010, ambos pela UFMT. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório Tecnologias, Ciências e Contemporâneo (Lab.TECC).

Dolores Cristina Gomes Galindo, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Psicologia Social, PUCSP. Professora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Jose Carlos Leite, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea e do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso.

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Coradini, A. M., Galindo, D. C. G., & Leite, J. C. (2015). HANS GUMBRECHT: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR NO EXTERIOR DA CLAUSURA HERMENÊUTICA. Ciências & Cognição, 20(2). Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1015

Edição

Seção

Ensaios Acadêmicos / Essays