REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS SOBRE HABILIDADES SOCIAIS: AVALIAÇÃO E TREINAMENTO
Palavras-chave:
Aprendizagem, Escola, Família, Habilidades sociais, Revisão.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar o que foi publicado nos últimos cinco anos, sobre habilidades sociais no Brasil. Realizou-se revisão sistemática de artigos científicos na base do banco de dados da Biblioteca Virtual da Saúde – Psicologia Brasil (BVS-PSI) no que se refere aos anos de 2009 até 2013, utilizando o termo habilidades sociais. Do total de 88 artigos, 85 atenderam aos critérios de inclusão. O material foi submetido à análise quantitativa de dados textuais com o auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados apontaram dois temas mais frequentes: o primeiro é composto por artigos que priorizam estudos sobre habilidades sociais e o contexto escolar; o segundo é composto por pesquisas que tratam de aspectos familiares relacionados às habilidades sociais. Considerou-se que os aspectos socioemocionais, do vínculo parental, vínculos de amizade e acolhimento institucional escolar, são essenciais para o desenvolvimento das práticas sociais assertivas da criança e do jovem adulto. Outro dado levantado, que demonstra grande influência no desenvolvimento das habilidades sociais, é a possível parceria entre a instituição escolar e a família.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).