JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: a construção do conhecimento

Autores

  • Diane Cristina Araújo Domingos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Celina Piazza Recena Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Palavras-chave:

jogos didáticos, construtivismo, química

Resumo

Atualmente, a abordagem lúdica no ensino de química por meio de jogos educacionais vem sendo muito utilizada como ferramenta pedagógica. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa, com alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Dourados-MS, tendo como objetivo avaliar a influência do planejamento e elaboração de jogos didáticos, na construção de conhecimentos científicos de tópicos de química orgânica, especificamente funções oxigenadas e nitrogenadas. O processo foi considerado como objeto construtor do conhecimento de química numa visão construtivista, apoiada nas idéias de Piaget. A investigação delineou-se qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação e gravação em vídeos das aulas em que houve o desenvolvimento das atividades e dos materiais produzidos, analisando-se a interação entre sujeito e objeto. Concluiu-se que houve a oportunidade, para os alunos, de reestruturação dos esquemas de assimilação e acomodação no processo de ensino e aprendizagem determinando a construção dos conhecimentos em química.

Biografia do Autor

Diane Cristina Araújo Domingos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atua como professora da rede pública de Dourados há 3 anos. Mestranda no Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Maria Celina Piazza Recena, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

É professora Drª da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuou na elaboração do artigo juntamente com a aluna de mestrado Diane, com intuito de promover a área de ensino em química.Faz parte do Departamento de Química, Área de Concentração: Ensino de Química.

Publicado

2010-04-19

Como Citar

Araújo Domingos, D. C., & Recena, M. C. P. (2010). JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: a construção do conhecimento. Ciências & Cognição, 15(1), pp. 272-281. Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/113

##plugins.generic.recommendBySimilarity.heading##

##plugins.generic.recommendBySimilarity.advancedSearchIntro##