COGNIÇÃO & AÇÃO NOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS

Autores

  • Cristino Julio Alves da Silva Matias Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Pablo Juan Greco Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Cognição e Ação, Conhecimento e Tomada de Decisão, Jogos Esportivos Coletivos,

Resumo

Nos Jogos Esportivos Coletivos é muito importante o uso do conhecimento, da captação da informação e tomada de decisão, pois, é preciso agir de modo contrário a previsibilidade ou se adaptar à imprevisibilidade do jogo. É necessário que o atleta tenha o saber da sua modalidade esportiva para solucionar, por meio dos processos cognitivos, os problemas presentes no contexto do jogo, resolução que será efetivada via a execução de uma habilidade motora. Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura, tratando da importância da cognição nos esportes coletivos e tem como objetivo mostrar as diferenças entre peritos e não peritos cognitivos, os diferentes tipos de conhecimento no esporte e os modelos de cognição e ação no esporte.

Biografia do Autor

Cristino Julio Alves da Silva Matias, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Ciências do Esporte, UFMG. Membro do Centro de Estudos de Cognição e Ação da UFMG.

Pablo Juan Greco, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Pós-Doutorado em Ciências do Movimento Humano, UFRGS. Docente do Departamento de Esportes e do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Coordenador do Centro de Estudos de Cognição e Ação da UFMG.

Publicado

2010-01-12

Como Citar

Matias, C. J. A. da S., & Greco, P. J. (2010). COGNIÇÃO & AÇÃO NOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS. Ciências & Cognição, 15(1), pp. 252-271. Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/123

Edição

Seção

Revisões de Literatura / Literature Reviews