A DINÂMICA DAS INTERLOCUÇÕES E A EMERGÊNCIA DOS SIGNIFICADOS SEGUNDO VYGOTSKY: análise de um processo de ensino na educação infantil

Autores

  • Edson Schroeder Universidade Regional de Blumenau
  • Carla Regina Maschio Saravy CEI IMA

Palavras-chave:

Educação Infantil, Aprendizagem e desenvolvimento, Linguagem, Construção conceitual, Interlocuções.

Resumo

O objetivo central desta pesquisa foi analisar um processo de desenvolvimento conceitual pelas crianças, partindo de dois contextos interativos mediados por uma professora, no estudo sobre alimentos. A investigação envolveu dez crianças de quatro anos e sua professora em uma escola de Blumenau. A teoria histórico-cultural, proposta por Vygotsky foi o principal aporte teórico para o desenvolvimento das reflexões, evidenciando premissas essenciais à compreensão das complexidades associadas à aprendizagem conceitual na educação infantil. Relacionaram-se quatro parâmetros essenciais para se compreender, na dinâmica interativas das aulas, gravadas em vídeo, a emergência dos processos de significação: a observação da evolução das regulações interativas que se estabeleceram entre as crianças e entre as crianças e a professora, com a atenção aos aspectos relativos à afetividade e à linguagem, a observação de como os processos de realização das tarefas evoluíram, a observação de como ambos os aspectos se coordenaram e se condicionaram e a emergência dos conceitos e seus significados. A análise microgenética foi a abordagem metodológica utilizada para se compreender o desenvolvimento conceitual pelas interações. Os conceitos foram construídos por meio da cooperação entre as crianças e professora. Conforme esta cooperação se desenvolvia, possivelmente promovia também o amadurecimento das funções mentais, criando-se uma zona de possibilidades para o desenvolvimento dos conceitos espontâneos das crianças.

Biografia do Autor

Edson Schroeder, Universidade Regional de Blumenau

Graduado em Ciências Biológicas, mestre em educação (FURB) e doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC) e professor pesquisador do Departamento de Educação da Universidade Regional de Blumenau (SC). Atua nos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGCIM). 

Carla Regina Maschio Saravy, CEI IMA

Graduação em Pedagogia e professora na Educação Infantil em uma escola particular na cidade de Blumenau (SC).

Publicado

2010-02-23

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles