ESTILO MOTIVACIONAL DE PROFESSORES DE MÚSICA: PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DE UMA ESCALA
Palavras-chave:
professores de música, estilo de ensinar, autodeterminação, análise fatorialResumo
O ensino de instrumento musical é uma prática educativa que mantém vínculos com a tradição de transmissão de conhecimento entre mestre e aprendiz. Contudo, as mudanças ocorridas na sociedade nas últimas décadas trouxeram novas demandas ao ensino de música, implicando na necessidade de um contexto mais flexível de ensino. Neste cenário, o estilo motivacional do professor é um conceito teórico que possibilita uma discussão atualizada sobre o tema. O objetivo deste estudo foi levantar as propriedades psicométricas de uma escala adaptada para a aula individual de música. A escala foi inserida em um website de pesquisa survey e respondida por 358 professores de instrumento musical, após foram realizadas análises fatoriais confirmatória e exploratória. Os resultados indicam que, no contexto da aula individual de música, a escala possui dois fatores ortogonais, denominados Controle e Promoção de Autonomia. Apesar da análise fatorial apontar para uma interpretação conceitualmente diferente da proposta teórica, conclui-se que o conceito de estilo motivacional é válido para a pesquisa com o ensino de música. Este conceito, porém, deve ser amadurecido por meio de novos estudos que contemplem diferentes aspectos sobre um grupo diversificado e disperso, como são os professores de música.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).