AS METAMORFOSES DO TEXTO: AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE GÊNEROS LITERÁRIOS E PROCESSOS COGNITIVOS

Autores

  • Glaucio Aranha Instituto de Ciências Cognitivas (ICC)

Palavras-chave:

novas tecnologias, cibertexto, narrativa, cognição, comunicação

Resumo

Resumo

A sinergia produzida pela interação entre o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e a produção literária suscita uma série de questões técnicas e pragmáticas, as quais são enfocadas neste trabalho a partir da observação do processo de construção de novos gêneros e de novos procedimentos cognitivos do leitor. Neste sentido, o presente artigo explora objetos e temas com o intuito de estabelecer um mapeamento teórico das principais questões envolvidas nas transformações do uso e da produção do texto, partindo da tecnologia do impresso até às discussões acerca da importância do cibertexto como nova forma de expressão.

Abstract

The synergy produced by the interaction between the development of new communication technologies and the literacy production addresses technical and pragmatic questions that are broadly focused within this study in the context of the construction processes of new gender and new cognitive perspectives. In this way, this work explores such diverse and important subjects establishing a theoretical mapping of the pivotal questions involved in the changes of the textual use and production, since the press technology until the discussion about the importance of cybertext as a new form of expression. A sinergia produzida pela interação entre o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e a produção literária suscita uma série de questões técnicas e pragmáticas, as quais são enfocadas neste trabalho a partir da observação do processo de construção de novos gêneros e de novos procedimentos cognitivos do leitor. Neste sentido, o presente artigo explora objetos e temas com o intuito de estabelecer um mapeamento teórico das principais questões envolvidas nas transformações do uso e da produção do texto, partindo da tecnologia do impresso até às discussões acerca da importância do cibertexto como nova forma de expressão.

Biografia do Autor

Glaucio Aranha, Instituto de Ciências Cognitivas (ICC)

Atua como analista na Divisão de Ensino e Pesquisa (DIEPE), da Escola de Administração Judiciária (ESAJ), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro; como pesquisador associado no Instituto de Ciências Cognitivas (ICC); e como Editor-Chefe da publicação científica Ciências & Cognição. É bacharel em Direito (UFJF), mestre em Comunicação, Imagem e Informação (UFF) e doutor em Letras (UFF).
Tem experiência em: estudos de mídia, literatura comparada, literatura de massa, educação continuada e novas tecnologias.

Publicado

2009-03-26

Como Citar

Aranha, G. (2009). AS METAMORFOSES DO TEXTO: AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE GÊNEROS LITERÁRIOS E PROCESSOS COGNITIVOS. Ciências & Cognição, 1. Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/13

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles