FATORES ASSOCIADOS AO MELHOR DESEMPENHO COGNITIVO ENTRE IDOSOS: ESTUDO DE BASE POPULACIONAL EM ESTAÇÃO, RS
Palavras-chave:
envelhecimento, avaliação de saúde, saúde do idoso, cognição.Resumo
Com o objetivo de verificar os fatores associados ao melhor desempenho cognitivo entre idosos sem prejuízo cognitivo realizou-se um estudo transversal de base populacional. A coleta dos dados foi realizada por meio de inquérito domiciliar utilizando o questionário validado. Considerou-se como variável dependente o melhor desempenho cognitivo, e, como variáveis independentes, estado marital, zona de moradia, condições de convivência, renda individual, autopercepção de saúde, satisfação com a vida, sintomas depressivos, dor crônica autorreferida, independência para as atividades básicas de vida diária e prática de atividade física. O desempenho cognitivo foi classificado utilizando um modelo cujo ponto de corte se baseia na escolaridade. Os dados foram analisados utilizando-se estatística descritiva e inferencial. Para verificar associação entre variáveis categóricas, utilizou-se o teste qui-quadrado de Pearson, ao nível de significância de 5%, e o modelo de regressão logística na análise ajustada a um nível de significância de p?0,05. Participaram 357 idosos com cognição preservada. Os resultados demonstram que, após análise ajustada, permaneceram associadas ao melhor desempenho cognitivo as variáveis: condição de convivência, satisfação com a vida e prática de atividade física. Ações focadas no estímulo à prática de atividade física e manutenção do convívio social podem auxiliar na melhora ou manutenção do desempenho cognitivo em idosos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).