SURFING UNCERTAINTY:PREDIÇÕES SITUADAS?

Autores

  • Samuel C. Bellini-Leite Doutor em Filosofia (UFMG) Participante do grupo "Sistêmica, Auto-organização e Informação" no Centro de Lógica e Epistemologia (CLE) da Universidade de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

Cognição, Predição, Incorporamento.

Resumo

Trata-se de uma resenha critica do livro Surfing Uncertainty de Andy Clark. A resenha crítica apresenta o livro e avalia a empreitada de Clark em três metas. A primeira é desenvolver e defender uma abordagem do funcionamento cerebral a partir do processamento preditivo. A segunda é demonstrar como tal abordagem pode dar conta, sob os mesmos princípios de processamento, de uma alta gama de funções mentais como percepção, ação, atenção, imaginação, linguagem e raciocínio alto. A última é de argumentar que tal modelo é compatível ou até mesmo enriquecedor para seus trabalhos anteriores a respeito da mente incorporada, situada e estendida.

Biografia do Autor

Samuel C. Bellini-Leite, Doutor em Filosofia (UFMG) Participante do grupo "Sistêmica, Auto-organização e Informação" no Centro de Lógica e Epistemologia (CLE) da Universidade de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Filosofia - Lógica e Filosofia da Ciência - na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Filosofia - Filosofia da Mente, Ciência Cognitiva e Semiótica - pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduado em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Se concentra na Filosofia da Mente e da Ciência Cognitiva.

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Bellini-Leite, S. C. (2018). SURFING UNCERTAINTY:PREDIÇÕES SITUADAS?. Ciências & Cognição, 23(2). Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1466

Edição

Seção

Resenha Crítica / Book Review