CONTRIBUIÇÕES DE JEROME BRUNER: ASPECTOS PSICOLÓGICOS RELACIONADOS À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.

Autores

  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa-Unipampa
  • Flávia Maria Teixeira dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Resolução de Problemas, Formação de Professores, aspectos psicológicos do desenvolvimento humano.

Resumo

A Resolução de Problemas se constitui em campo metodológico e psicológico do Ensino de Ciências. Enquanto metodologia de ensino permite o trabalho pedagogicamente orientado por situações instigantes, a construção de concepções cientificas adequadas e ao desenvolvimento de atitude científica nos contextos das aulas de Ciências da Natureza. Como campo psicológico, fundamentado principalmente nos trabalhos de Jerome Bruner, devido as suas orientações sobre o desenvolvimento da criança, em que parte da hipótese de que qualquer assunto pode ser ensinado com eficiência em qualquer fase do desenvolvimento do indivíduo examina três ideias fundamentais: o processo do desenvolvimento intelectual da criança, o ato de aprendizagem e a noção do currículo em espiral.  Também argumenta que o ensino pode se constituir através da Resolução de Problemas e pode permitir a compreensão de que a ciência é um empreendimento humano focado na Resolução de problemas. Assim, este texto se propõe a apresentar e discutir aspectos da teoria de Jerome Bruner, com o objetivo de aprofundar seu aporte teórico e que esse possa ser utilizado em programas de formação inicial e continuada de professores.

Biografia do Autor

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa-Unipampa

Mara Elisângela Jappe Goi é Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Flávia Maria Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS

Flávia Maria Teixeira dos Santos é Professora Associada da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Formiga (1990), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Fez pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Londres, de 2011 a 2012. Foi professora da Educação Básica por 13 anos e, desde 2001, atua na educação superior, com experiência na docência e na pesquisa. Foi coordenadora da Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS no período de 2009 a 2011. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI-CAPES-UC) na UFRGS. É co-editora da Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI). Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, dinâmica das interações, interações discursivas em sala de aula e ensino-aprendizagem de Química.

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Goi, M. E. J., & Santos, F. M. T. dos. (2018). CONTRIBUIÇÕES DE JEROME BRUNER: ASPECTOS PSICOLÓGICOS RELACIONADOS À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Ciências & Cognição, 23(2). Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1477

Edição

Seção

Ensaios Acadêmicos / Essays