CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E FUNÇÕES EXECUTIVAS: É POSSÍVEL ESTABELECER RELAÇÕES?
Palavras-chave:
consciência fonológica, funções executivas, pré-escolares.Resumo
Pesquisas que exploraram a relação entre Consciência Fonológica (CF) e a memória de trabalho (alça-fonológica), um dos componentes das Funções Executivas (FE), já foram documentadas. Porém, observa-se a escassez de estudos relacionando-a com os demais componentes do funcionamento executivo (flexibilidade cognitiva e controle inibitório). Assim, buscou-se verificar quais componentes das funções executivas mais se associam à consciência fonológica e como é a magnitude dessa relação. Participaram dessa pesquisa 152 crianças de ambos os sexos, do maternal e da pré-escolar, matriculadas na rede pública de um município do interior da Paraíba. Foram aplicados os seguintes instrumentos: Escala de Maturidade Mental Colúmbia (CMMS), Teste de Habilidades Preditoras da Leitura (THPL), Teste de Trilhas para Pré-escolares (TT-P) e a Tarefa Stroop Dia e Noite. Observou-se a existência de associações diversificadas entre os dois grupos de competências, embora a magnitude da relação tenha sido fraca. Em síntese, podemos dizer que a memória se correlacionou com rima e aliteração, controle inibitório com rima e segmentação, por fim, que a flexibilidade cognitiva se associou com segmentação.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).