ELABORAÇÃO DE COMPARAÇÕES POR CRIANÇAS PARA EXPLICAR O PROCESSO DE DISSOLUÇÃO

Autores

  • Clara Milene Cirino
  • Thais Mara Anastácio Oliveira
  • Nilmara Braga Mozzer

Palavras-chave:

raciocínio analógico, comparações, crianças, dissolução

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a elaboração de comparações por crianças de 3 a 11 anos para explicar o processo de dissolução. Os dados foram coletados em entrevistas individuais semiestruturadas e sua análise evidenciou que as crianças foram capazes de elaborar diferentes tipos de comparações que se diferenciam com relação ao grau de abstração. Outra evidência foi a de que as experiências vivenciadas e o conhecimento das crianças influenciam no tipo de comparação que elas são capazes de elaborar. Por meio dessas comparações, elas expressaram ideias sobre o processo de dissolução como: desaparecimento, derretimento, transmutação e desintegração. Com base nessa análise, apoiamos a hipótese de outros autores de que há uma progressão nos tipos de comparação que as crianças elaboram ao longo de sua vida, passando de comparações superficiais para aquelas que envolvem o mapeamento de relações de similaridade entre os domínios comparados, mas que a idade não é o fator determinante do tipo de comparação que elas irão elaborar. No contexto do Ensino de Ciências, o qual envolve processos de significação de conceitos, destacamos a necessidade de que os professores compreendam como as crianças elaboram suas comparações para explicá-los.

Biografia do Autor

Clara Milene Cirino

É graduada em Química Licenciatura (UFOP).

Thais Mara Anastácio Oliveira

É graduada em Química licenciatura e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

Nilmara Braga Mozzer

É graduada em Química Licenciatura (UFMG), Mestre e Doutora em Educação (UFMG). Atua como Professora Adjunta no Departamento de Química e no Programa de Pós-graduação em Educação (UFOP).

Publicado

2020-02-26

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles