A ÁRVORE NA POESIA DE DRUMMOND: a construção de livro paradidático para a educação ambiental

Autores

  • Teresa Julieta Santos Andrade FAETEC
  • Maylta Brandão dos Anjos UNIPLI
  • Giselle Rôças Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Palavras-chave:

Carlos Drummond de Andrade, educação ambiental, livro paradidático, transversalidade.

Resumo

Em virtude do reconhecimento da necessidade da discussão acadêmica sobre material didático e paradidático de apoio à Educação Ambiental, o presente artigo apresenta, de forma breve, a construção de um livro infanto-juvenil em seus enfoques e trajetórias. O livro intitulado Procurar o Quê? A Árvore na Poesia de Drummond e com o sub-título Uma fotoviagem de Educação Ambiental foi construído a partir de uma seleção de poemas de Carlos Drummond de Andrade, tendo como eixo o tema Árvore. Ele foi desenvolvido sob o enfoque social da educação ambiental com conteúdos que podem ser trabalhados por diferentes disciplinas e prevê em seu projeto global a inclusão de fotografias e ou ilustrações botânicas. Cada poema é acompanhado de um texto da autora, Professora de Biologia da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. O presente artigo além de evidenciar o aspecto ecológico da obra poética de Carlos Drummond de Andrade nos instiga a pensar na associação entre arte e ciência remetendo-se a autores que discutem os aspectos da questão ambiental.

Biografia do Autor

Teresa Julieta Santos Andrade, FAETEC

Mestre em Ensino de Ciências (UNIPLI), Professora de Biologia da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch da rede FAETEC, RJ. 

Maylta Brandão dos Anjos, UNIPLI

Doutora em Desenvolvimento Sustentável (UFRRJ) e docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente do Centro Universitário Plínio Leite.

Giselle Rôças, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutora em Ecologia (UFRJ) e docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Email: grocas@gmail.com

Publicado

2009-11-18

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles