TRANSMIDIALIDADE E COGNIÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Glaucio Aranha Escola de Administração Judiciária, Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (ESAJ/PJERJ), Rio de Janeiro, RJ. Organização Ciências e Cognição (OCC), Rio de Janeiro, RJ.

Palavras-chave:

narrativa, transmídia, semiose, esquemas cognitivos, escritura

Resumo

Há cerca de duas décadas (2000-), o surgimento de estudos sobre narrativas transmídia, impulsionados pela publicação da obra Convergence Culture, de Henry Jenkins, deu relevo a um novo estatuto da produção textual, pautado no convite para a maior participação do leitor na construção do texto com base na convergência tecnológica. Os sistemas tradicionais de escritura viam-se, como ocorre de tempos em tempos, em face de um novo paradigma tecnológico, que, por sua vez, instaura uma nova forma de estar no mundo e significar o mundo. Nos estudos voltados para contextos educacionais, as possibilidades abertas pelo uso deste recurso ganharam espaço em textos ensaísticos, sem, contudo, ser verificada uma efetiva implementação de estratégias e práticas evidenciadas por artigos de base empírica. O presente artigo busca discutir, a partir de um estudo de caso centrado na tentativa de implementação do uso de narrativas transmídia, os desafios e dificuldades para a exequibilidade do projeto em um contexto educacional. Observou-se que a transmidialidade demanda esquemas cognitivos próprios, articulando áreas e procedimentos corticais específicos que buscam dar conta dos diferentes graus de complexidade que atravessam a semiosfera de docentes e discentes, bem como realidades culturais que contribuem para o pensar e o sentir. Foram observadas matrizes conflitantes de significação sobre o objeto e sua usabilidade entre docentes e discentes, que se puseram como obstáculos cognitivos para compreensão da nova lógica do sistema de escrita e leitura transmidiática, bem como a persistência hegemônica da lógica impressa na prática educacional.

Publicado

2020-02-26

Como Citar

Aranha, G. (2020). TRANSMIDIALIDADE E COGNIÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAL. Ciências & Cognição, 24(2). Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1656

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles