REPRESENTATIONS OF INTERNAL BODY IMAGE: A STUDY OF PRE-ADOLESCENTS AND ADOLESCENT STUDENTS IN ARAUCARIA, PARANÁ, BRAZIL
Palavras-chave:
imagem corporal, desenho, órgãos, sistemas, desenvolvimento.Resumo
ResumoO objetivo desse estudo exploratório é analisar as representações gráficas da imagem interna do corpo de estudantes pré-adolescentes e adolescentes e caracterizar como a imagem corporal interna e os conhecimentos anatômicos são adquiridos e estabelecidos durante a adolescência. Secundariamente, como se dá a integração dos órgãos sexuais na imagem corporal interna. Foram analisados desenhos representando a concepção interna do corpo de 143 estudantes brasileiros de ambos os sexos, entre 10,5 e 18 anos completos. As análises foram feitas por meio de um guia para escala qualitativa e alguns critérios quantitativos. A integração dos órgãos sexuais encontrada nos desenhos do contorno do corpo foi equivalente para estudantes de ambos os sexos. Pode-se observar que uma imagem interna parcial do corpo foi encontrada na maioria dos desenhos dos estudantes, mostrando uma precária conceituação na integração dos órgãos internos.
Palavras-chaves: imagem corporal; desenho; órgãos; sistemas; desenvolvimento.
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).