A TEORIA DA ATIVIDADE COMO ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTUDO EM AMBIENTES VIRTUAIS

Autores

  • Taís Fim Alberti Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Fábio da Purificação de Bastos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

teoria da atividade, ambientes virtuais de ensinoaprendizagem, educação dialógico-problematizadora

Resumo

Resumo
Com o surgimento da Internet, os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) se apresentam como mediadores tecnológicos que podem viabilizar os processos escolares, representando mais oportunidades educacionais. Permitem que se realize um trabalho didáticometodológico integrando diversas ferramentas que podem potencializar a formação de professores e alunos, através de uma prática dialógica e problematizadora. Nesse artigo, apresentamos as contribuições da Teoria da Atividade como uma orientação psicológica viável-possível para a implementação de atividades de estudo através de AVEA. Considerando a necessidade formativa em práticas mediadas, destacamos que o planejamento e a implementação de atividades de estudo potencializam e orientam a mesma. Além dessa, a estrutura didático-metodológica em torno de situações-problema precisa ser considerada para que aconteça o diálogo telemático entre todos os envolvidos no processo de ensinoaprendizagem.

Palavras-chave: teoria da atividade; ambientes virtuais de ensinoaprendizagem; educação dialógico-problematizadora.

Abstract
With the appearance of the Internet, the Teaching-Learning Virtual Environments (AVEA) turn to be a technological mediator that can make possible school processes, representing more educational opportunities. It permits to carry out a didactic-methodological work by integrating different tools that can improve the teachers and students’ formation, through a dialogic and problematizing practice. In this paper, it is presented the Activity Theory contributions as a viable-possible psychological orientation to the implementation of study activities through AVEA. Considering the formative necessity in mediated practices, it is highlighted that the study activities planning and implementation reinforce and guide the practice mediated by technologies. Besides that, the dialogic-methodological structure related to situation-problems needs to be considered in order to happen a telematic dialogue among all individuals involved in the teaching-learning process.

Keywords: theory of activity; teaching-learning virtual environments; dialogicproblematizing
education.

Biografia do Autor

Taís Fim Alberti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psicóloga, Mestre em Educação (UFSM), Doutoranda em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS) e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) em Projetos de Escolarização a Distância na perspectiva da teoria da atividade e educação dialógico-problematizadora Freireana. Endereço para correspondência: Rua 2, n. 55 apto. 302. Santa Maria, RS 97105-440. Telefones para contato: 55-021-9162-9465.

Fábio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Associado-Doutor do Departamento de Metodologia do Ensino e Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação (UFSM) e Coordenador de Projetos de Investigação-Ação Escolar e Educação Dialógico-Problematizadora Freireana no âmbito da Educação Mediada por Tecnologias Livres.

Como Citar

Alberti, T. F., & Bastos, F. da P. de. (1). A TEORIA DA ATIVIDADE COMO ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTUDO EM AMBIENTES VIRTUAIS. Ciências & Cognição, 13(2), 243-257. Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/233

Edição

Seção

Ensaios Acadêmicos / Essays

##plugins.generic.recommendBySimilarity.heading##

##plugins.generic.recommendBySimilarity.advancedSearchIntro##