FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA PESQUISA EM ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL

Autores

  • Enise Cássia Abdo Najjar Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Laura Maria Silva Araújo Alves Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

competências, habilidades, pesquisa, aprendizagem, Terapia Ocupacional

Resumo

Resumo

Com o objetivo de identificar a percepção de alunos concluintes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual do Pará sobre as competências e habilidades investigativas nas atividades de pesquisa na graduação, foram consultados 46 discentes do 4.º e do 5.º anos do curso, que responderam a dois questionários com perguntas abertas e fechadas. Os dados apontam aspectos importantes para uma reflexão sobre as diretrizes implementadas no projeto pedagógico do curso e a inserção do aluno na pesquisa durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Os dados revelam que as habilidades investigativas relacionadas com o planejamento, o processo da investigação e a redação do texto final da pesquisa encontram-se pouco desenvolvidas. Os dados indicam ainda que muitas ações são necessárias para a efetivação da pesquisa na graduação, como o desenvolvimento de uma cultura de pesquisa dentro da universidade, o acesso às referências bibliográficas atualizadas e à Internet, a capacitação docente, a sistematização do processo ensino-aprendizagem e a participação ativa dos alunos e de toda a comunidade acadêmica.

Abstract

This investigation sought to identify the perception of students concluding the course in occupation therapy at the State University of Para regarding research competence and ability. A questionnaire, composed of open and closed questions was administered to 46 concluding students (fourth and fifth year). The data pointed out important aspects related to directives implemented in a pedagogic project, containing criteria for the final course thesis. Finding revealed that research abilities related to investigative planning, procedures, and text preparation were poorly developed. The data also showed that many ingredients were considered necessary for effective training in research design. Among others, the development of a “research culture”, access to current bibliography and the internet, capable teaching, a systematic teaching-learning process, and the active participation of students in the academic community.

Biografia do Autor

Enise Cássia Abdo Najjar, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e doutoranda em Teoria e Pesquisa do Comportamento na Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como professora assistente do Curso de Terapia Ocupacional da UEPA. Endereço para correspondência: Trav. Perebebui, s/n, CCBS, Departamento de Terapia Ocupacional, bairro do Marco, Belém, PA, 66.093-000. 

Laura Maria Silva Araújo Alves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA), mestre em Letras (área da Psicolingüística) pela Universidade Federal do Pará e doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. É professora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito, Cultura e Educação no Instituto de Ciências da Educação da UFPA e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Endereço para correspondência: Av. Augusto Corrêa, n.º 1, ICED, Faculdade de Educação da UFPA, Belém, PA, 66075-110.

Como Citar

Najjar, E. C. A., & Alves, L. M. S. A. (1). FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA PESQUISA EM ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL. Ciências & Cognição, 14(3), 145-159. Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/255

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles

##plugins.generic.recommendBySimilarity.heading##

##plugins.generic.recommendBySimilarity.advancedSearchIntro##