FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA PESQUISA EM ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL
Palavras-chave:
competências, habilidades, pesquisa, aprendizagem, Terapia OcupacionalResumo
Resumo
Com o objetivo de identificar a percepção de alunos concluintes do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual do Pará sobre as competências e habilidades investigativas nas atividades de pesquisa na graduação, foram consultados 46 discentes do 4.º e do 5.º anos do curso, que responderam a dois questionários com perguntas abertas e fechadas. Os dados apontam aspectos importantes para uma reflexão sobre as diretrizes implementadas no projeto pedagógico do curso e a inserção do aluno na pesquisa durante a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Os dados revelam que as habilidades investigativas relacionadas com o planejamento, o processo da investigação e a redação do texto final da pesquisa encontram-se pouco desenvolvidas. Os dados indicam ainda que muitas ações são necessárias para a efetivação da pesquisa na graduação, como o desenvolvimento de uma cultura de pesquisa dentro da universidade, o acesso às referências bibliográficas atualizadas e à Internet, a capacitação docente, a sistematização do processo ensino-aprendizagem e a participação ativa dos alunos e de toda a comunidade acadêmica.
Abstract
This investigation sought to identify the perception of students concluding the course in occupation therapy at the State University of Para regarding research competence and ability. A questionnaire, composed of open and closed questions was administered to 46 concluding students (fourth and fifth year). The data pointed out important aspects related to directives implemented in a pedagogic project, containing criteria for the final course thesis. Finding revealed that research abilities related to investigative planning, procedures, and text preparation were poorly developed. The data also showed that many ingredients were considered necessary for effective training in research design. Among others, the development of a “research culture”, access to current bibliography and the internet, capable teaching, a systematic teaching-learning process, and the active participation of students in the academic community.
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).