FISICALISMO NA FILOSOFIA DA MENTE: definição, estratégias e problemas

Autores

  • Diego Zilio Instituto de Psicologia - USP, Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental

Palavras-chave:

problema mente-corpo, problema do corpo, fisicalismo, reducionismo, superveniência, física, psicologia

Resumo

O objetivo deste ensaio é tratar do "problema do corpo", tema essencial à filosofia da mente. Para tanto, pretendemos apresentar por meio de três atividades um panorama geral das discussões sobre o fisicalismo. A primeira atividade consiste na demarcação das principais teses que definem o fisicalismo. A segunda é o tratamento das duas principais estratégias - reducionismo e superveniência - responsáveis por assegurar a hegemonia do mundo físico enquanto mundo delineado pela ciência Física, ressaltando, principalmente, os problemas que as acompanham. Por fim, a terceira atividade é a avaliação dos problemas inerentes às próprias teses que definem o fisicalismo. Esperamos que essa análise possa servir de fundamento para discussões subseqüentes acerca do "corpo" e que, enquanto tal, contribua para a superação dos problemas do fisicalismo.

Biografia do Autor

Diego Zilio, Instituto de Psicologia - USP, Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental

D. Zilio é graduado em Psicologia pela UNESP, campus de Bauru, e Mestre em Filosofia da Mente, Epistemologia e Lógica pela UNESP, campus de Marília. Atualmente é doutorando do programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Endereço para correspondência: Rua Olavo Bilac, No. 15-5, CEP: 17060-454. Bauru, SP. E-mail para correspondência: dzilio@usp.br.

Publicado

2010-04-21

Como Citar

Zilio, D. (2010). FISICALISMO NA FILOSOFIA DA MENTE: definição, estratégias e problemas. Ciências & Cognição, 15(1), pp. 217-240. Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/264

##plugins.generic.recommendBySimilarity.heading##

##plugins.generic.recommendBySimilarity.advancedSearchIntro##