O PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO E DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

Gláucio Aranha

Resumo


Novas tecnologias de comunicação e de informação têm sido desenvolvidas em acentuada velocidade, abrindo um farto leque de objetos que merecem ser observados com maior acuidade tanto no que tange ao seu aspecto comunicativo, quanto em relação à sua configuração enquanto espaço de produção de sentido. O micro-computador, o CD-ROM, o aparelho de fax, redes de videoconferência, a Internet, os jogos eletrônicos, dentre outros dispositivos reinventam práticas e modos de troca de conteúdos, constituindo novos modos de mediação e apagando cada vez mais as fronteiras que separavam os formatos tradicionais (impresso, televisão, rádio, etc.). Recorto, aqui, um desses formatos, a saber: os Jogos Eletrônicos. Desenvolvidos inicialmente como um projeto de redefinição da televisão, estes objetos foram ganhando contornos próprios ao incorporar a si outras tecnologias e projetos, tais como: o de formação de um modelo de “cinema interativo” e de “computador pessoal”. Estabeleço um mapeamento histórico do processo de formação e consolidação deste formato até a sua configuração atual, apontando genealogicamente o devir desta tecnologia e as tensões que pesam sobre ela no sentido da consolidação de um espaço de produção de sentidos. © Ciências & Cognição 2004; Vol. 03: 21-62.

 

New technologies of communication and information have been developed in high speed, opening a great variety of object that must be profoundly analyzed under both its communicative aspects and its configuration while space of production of sense. The microcomputer, the CD-ROM, the fax machine, videoconference nets, internet, electronic games, among other recreate ways of exchange of contents, constituting new manners of mediation for the traditional formats (printed matter, television, radio, etc). In this work it was analyzed one of these formats, to know: the Electronic Games. Developed initially as a project of television redefinition,  these objects had been gaining proper contours when incorporate itself other technologies and projects, such as: the formation of a new model of "interactive cinema" and of "personal computer". A  historical mapping of the formation and consolidation processes of this format was established here, pointing genealogically the questions of this technology and the tensions that act on it for the consolidation of a space of sense production. © Ciências & Cognição 2004; Vol. 03: 04-09. 


Palavras-chave


jogos eletrônicos; games; computador; cognição; sentido; comunicação eletronic games; computer; cognition; sense; communication

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