O conhecer e o conhecimento: comentários sobre o viver e o tempo

Autores

  • Luiz Antônio Botelho Andrade Pró-reitor de Extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF), Professor adjunto do Departamento de Imunobiologia, Membro do Programa de Pós-graduação em Neuroimunologia (Instituto de Biologia), Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Faculdade de Educação da UFF.
  • Edson Pereira da Silva Atua como Professor Adjunto do Instituto de Biologia e Chefe do Laboratório de Genética Marinha (UFF).

Palavras-chave:

conhecer, conhecimento, linguagem, aprendizagem, ensino, epistemologia.

Resumo

Com base nas idéias de Humberto Maturana e Francisco Varela, é mantido que todos os organismos vivos são sistemas cognitivos e, portanto, capazes de conhecer o mundo em que vivem. No entanto, nem todos os organismos são capazes de fazer uma referência à história, utilizando os recursos da linguagem. A esta atividade denominamos conhecimento, ou seja, a produção de enredos explicativos, restrito ao mundo humano. Nesta definição reside a novidade proposta por este artigo, à distinção entre conhecer e conhecimento, pela associação da história à teoria da autopoiese. Segue-se uma discussão sobre a linguagem e sua relevância para produção de qualquer que seja o sistema de conhecimento.

Biografia do Autor

Luiz Antônio Botelho Andrade, Pró-reitor de Extensão da Universidade Federal Fluminense (UFF), Professor adjunto do Departamento de Imunobiologia, Membro do Programa de Pós-graduação em Neuroimunologia (Instituto de Biologia), Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Faculdade de Educação da UFF.

Doutor em Imunologia (Instituto Pasteur, França). O professor Andrade é responsável, no Brasil, pela aplicação e desenvolvimento das idéias de Humberto Maturana e Francisco Varela à educação, especialmente no que diz respeito à Universidade Brasileira.

Edson Pereira da Silva, Atua como Professor Adjunto do Instituto de Biologia e Chefe do Laboratório de Genética Marinha (UFF).

Doutor em Genética (Universidade de Wales-Swansea). Tem colaborado com o professor Luiz Andrade na publicação de uma série de artigos que aplicam e desenvolvem as idéias de Humberto Maturana e Francisco Varela, especialmente no que diz respeito a epistemologia. O professor Edson é responsável, também, por artigos científicos nas áreas de Genética e Evolução, bem como sobre a epistemologia e aprendizagem nestas áreas. 

Publicado

2011-02-22

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles