A Relação Dinâmica Transferencial entre professor-aluno no ensino

Autores

  • Carla Sofia Rocha da Silva Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

Palavras-chave:

transferência, desejo, educar, resistência, aprendizagem

Resumo

É na transferência dinâmica do ensino que se desenvolve a relação pedagógica. Desta forma, a reação pedagógica esta implícita na relação humana, de onde esta relação se desenvolve muito mais em razão de um “ser” do que um “fazer”. Esta análise dinâmica, estabelecida no processo de ensino, deve e pode ser considerada como uma relação transferencial que emana emoções e transfere desejos num movimento de pulsões no universo do inconsciente, compreendendo sentimentos de amor e de ódio que muitas vezes sobressaem como um movimento de resistência à aprendizagem. © Ciências & Cognição 2006; Vol. 08: 164-170.

Biografia do Autor

Carla Sofia Rocha da Silva, Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal

Professora de Biologia e Educação Especial, Pós-graduada em Psicoterapia da Criança e do Adolescente e Mestranda em Evolução Humana (Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, Portugal).

Atualmente atua como presidente de uma associação (http://www.educa.org) que visa apoiar jovens e crianças em risco social.

Como Citar

da Silva, C. S. R. (1). A Relação Dinâmica Transferencial entre professor-aluno no ensino. Ciências & Cognição, 8. Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/574

Edição

Seção

Ensaios Acadêmicos / Essays