Cognição e texto: a coesão e a coerência textuais

Autores

  • Carmen Elena das Chagas Estudos de Linguagem, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil / Professora

Palavras-chave:

sentido, modelos cognitivos, coesão, coerência, progressão textual

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar um estudo sobre a importância da coesão e da coerência na construçãoda progressividade do texto, mas tomando como modelo, o processo cognitivo que ambas necessitam para exercer o fundamental papel de elementos lingüísticos presentes na superfície textual, pois seinterligam e se interconectam, por meio de recursos também lingüísticos, de modo a formar um “tecido” no contexto em que estão inseridas. Utilizando os pressupostos teóricos da Lingüística Textual e os fundamentos dos autores cognitivistas, observarei o desenvolvimento dos modelos cognitivos que as justificam, proporcionando a continuidade de sentido. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 12: 214-218.

Biografia do Autor

Carmen Elena das Chagas, Estudos de Linguagem, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil / Professora

Mestranda na Área de Linguagem, Sub-área Língua Portuguesa (UFF). Atualmente, é Professora de Língua Portuguesa dos Ensinos Fundamental e Médio. Apresenta interesse por pesquisa nas áreas de Língua Portuguesa, especificamente Lingüística Textual, Análise do Discurso e Sociolingüística.

Como Citar

das Chagas, C. E. (1). Cognição e texto: a coesão e a coerência textuais. Ciências & Cognição, 12. Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/642

Edição

Seção

Ensaios Acadêmicos / Essays