O USO DA EXPOSIÇÃO "CIÊNCIA MASSA" COMO ATIVIDADE NÃO FORMAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Felipe Damasio IF-SC
  • Olivier Allain IF-SC
  • Geison João Euzébio IF-SC

Palavras-chave:

formação de professores, ciências da natureza, ensino não formal, extensão

Resumo

Resumo

Neste trabalho está descrito o projeto realizado durante dois anos junto a uma turma ingressante em Licenciatura em Ciência da Natureza com habilitação em Física do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), campus Araranguá. O tema gerador adotado foi a Astronomia, em comemoração ao seu ano internacional ocorrido em 2009 e o projeto recebeu recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Todas as atividades foram planejadas para serem desenvolvidas em forma de atividades de extensão em ambientes não formais de ensino (comunidades, museus, ambientes abertos, pontos turísticos), elaboradas e realizadas pelos licenciandos durante quatro semestres. O projeto inicialmente contou com atividades de ensino para os alunos da Licenciatura que se seguiu ao planejamento e realização das atividades de extensão. A avaliação do projeto usou os dados alcançados pela realização das atividades e também se deu por meio da análise de um grupo focal realizado com os licenciandos participantes do projeto. © Cien. Cogn. 2012; Vol. 17 (2): 185-205.

Palavras-chave: formação de professores; ciências da natureza; ensino não formal; extensão.


Biografia do Autor

Felipe Damasio, IF-SC

Licenciado em Física com Mestrado em Ensino de Física

Olivier Allain, IF-SC

possui graduação em Letras Inglês e Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é professor de comunicação e expressão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, campus Araranguá (IF-SC).

Geison João Euzébio, IF-SC

é licenciando em Ciência da Natureza com habilitação em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, campus Araranguá (IF-SC), é bolsista de iniciação científica do CNPq.

Publicado

2012-09-06

Como Citar

Damasio, F., Allain, O., & Euzébio, G. J. (2012). O USO DA EXPOSIÇÃO "CIÊNCIA MASSA" COMO ATIVIDADE NÃO FORMAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA. Ciências & Cognição, 17(2). Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/771

Edição

Seção

Estudo de Caso / Case Study