LUDICIDADE E REDES SOCIAIS: INVESTIGANDO O CITYVILLE

Autores

  • Maria de Fátima Aranha Queiroz e Melo Universidade Federal de São João del Rei
  • João Pimentel Perfeito Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

CityVille, Teoria Ator-Rede, experiência lúdica

Resumo

RESUMO

NOS MODOS DE VIVER CONTEMPORÂNEOS, A EXPERIÊNCIA LÚDICA ENCONTRA-SE INTIMAMENTE RELACIONADA E INFLUENCIADA PELAS NOVAS TECNOLOGIAS, SENDO OS JOGOS ELETRÔNICOS UM ÍCONE NESTE QUESITO POR PROPORCIONAREM EXPERIÊNCIAS QUE ENGLOBAM FENÔMENOS COMO O APRENDIZADO, A COOPERAÇÃO, A SOCIALIZAÇÃO E A IDENTIDADE. NOSSA PROPOSTA FOI TENTAR COMPREENDER ESTAS NOVAS CONFIGURAÇÕES DO LÚDICO, AQUI REPRESENTADAS POR UM JOGO SOCIAL, O CITYVILLE, DISPONÍVEL PARA USUÁRIOS DAS REDES SOCIAIS. UTILIZAMOS A TEORIA ATOR-REDE (TAR) COMO SUPORTE TEÓRICO METODOLÓGICO PARA SEGUIR OS RASTROS DESTE FENÔMENO, UTILIZANDO COMO FERRAMENTA UM MÉTODO DE PESQUISA EM INTERNET DENOMINADO “NETNOGRAFIA”, INSPIRADO NO TRADICIONAL MÉTODO ETNOGRÁFICO E EM SEUS PRESSUPOSTOS. PARTICIPARAM DA PESQUISA, POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO, QUARENTA E SETE SUJEITOS. CONCLUÍMOS QUE O JOGO É UM PALCO ONDE OS SUJEITOS EXPERIMENTAM ESQUEMAS DE AÇÃO INÉDITOS, SE RELACIONAM E INTERAGEM COM SEUS PARES EM MOVIMENTOS DE COOPERAÇÃO E COMPETIÇÃO, EXPRESSAM E VIVENCIAM QUESTÕES IDENTITÁRIAS, EXERCEM PAPÉIS, TROCAM EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS.

 PALAVRAS-CHAVE: CITYVILLE; TEORIA ATOR-REDE; EXPERIÊNCIA LÚDICA.

 

ABSTRACT

IN CONTEMPORARY WAYS OF LIVING, THE PLAYFUL EXPERIENCE IS CLOSELY RELATED TO AND INFLUENCED BY NEW TECHNOLOGIES, AND THE ELECTRONIC GAMES ARE AN ICON IN THIS REGARD. SUCH GAMES PROVIDE EXPERIENCES THAT ENCOMPASS PHENOMENA AS LEARNING, COOPERATION, SOCIALIZATION AND IDENTITY. OUR PURPOSE WAS TO TRY TO UNDERSTAND THESE NEW SETTINGS OF PLAYFULNESS, REPRESENTED HERE BY A SOCIAL GAME, THE CITYVILLE, AVAILABLE FOR USERS OF SOCIAL NETWORKS. WE USE THE ACTOR-NETWORK THEORY (ANT) AS A THEORETICAL AND METHODOLOGICAL SUPPORT TO FOLLOW THE TRACES OF THIS PHENOMENON, USING AS A TOOL A METHOD FOR RESEARCH IN INTERNET CALLED "NETNOGRAPHY", INSPIRED BY THE TRADITIONAL ETHNOGRAPHIC METHOD AND ITS ASSUMPTIONS. FORTY-SEVEN SUBJECTS PARTICIPATED IN THE SURVEY THROUGH A QUESTIONNAIRE. WE CONCLUDE THAT THE GAME IS A STAGE WHERE SUBJECTS EXPERIMENT  UNPRECEDENTED ACTION SCHEMES, RELATE AND INTERACT WITH THEIR PEERS IN MOVEMENTS OF COOPERATION AND COMPETITION, EXPRESS AND EXPERIENCE IDENTITY ISSUES, PLAY ROLES, EXCHANGE EXPERIENCES AND LEARNINGS.

 KEY WORDS: CITYVILLE; ACTOR-NETWORK THEORY; PLAYFUL EXPERIENCE

Biografia do Autor

Maria de Fátima Aranha Queiroz e Melo, Universidade Federal de São João del Rei

Graduada em Psicologia, Mestre em Educação, Doutora em Psicologia Social, professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del Rei

João Pimentel Perfeito, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduado em Psicologia

Publicado

2013-12-20

Como Citar

Queiroz e Melo, M. de F. A., & Perfeito, J. P. (2013). LUDICIDADE E REDES SOCIAIS: INVESTIGANDO O CITYVILLE. Ciências & Cognição, 18(2), pp. 115-128. Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/849

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