REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE CRIATIVIDADE: sua relação com a biologia do conhecer

Autores

  • Ronnie Fagundes de Brito EGC/UFSC
  • Tarcísio Vanzin EGC/UFSC
  • Vania Ribas Ulbricht EGC/UFSC

Palavras-chave:

Criatividade, acoplamento estrutural, biologia do conhecimento

Resumo

O termo criatividade é utilizado para descrever determinados comportamentos do sujeito ou grupo social, e normalmente está associado à expressão artística e à inovação tecnológica. Analisar a criatividade permite compreender os fatores que influenciam o surgimento de comportamentos criativos. Deste modo são apresentadas definições, critérios e mecanismos associados as causas e resultados da criatividade e do comportamento criativo. Os elementos e processos associados a criatividade são inicialmente caracterizados por meio de conceitos tradicionais e posteriormente são relacionados à teoria da biologia do conhecimento. A partir deste relacionamento é possível encontrar fundamentos adicionais e explicações mais detalhadas para as definições, critérios e mecanismos associados à criatividade e compreende-la segundo conceitos que complementam sua definição tradicional.

Biografia do Autor

Ronnie Fagundes de Brito, EGC/UFSC

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, com ênfase em Mídia e Conhecimento na Educação (2007). Tem experiência nas áreas de educação a distância, ambiente virtual de aprendizagem, aprendizagem baseada em problemas, desenvolvimento de software, padrões SCORM e IMS. Atualmente é colaborador nos projeto Letras-Libras (www.libras.ufsc.br) e AVA AD (avaad.ufsc.br) e desenvolve tese sobre acessibilidade em Libras na TV digital.

Tarcísio Vanzin, EGC/UFSC

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983), graduação em Engenharia Mecânica de Op. pela Universidade de Caxias do Sul (1974), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina e ministra disciplinas na graduação para o curso de Arquitetura e Urbanismo e o para o curso de Design . É professor colaborador no curso de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC e professor permanente do programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Está lotado no Departamento de Engenharia do Conhecimento do Centro Tecnológico da UFSC.Tem experiência profissional nas áreas de Projetos industriais, Avaliações, Projetos de Arquiterura e Construção Civil. Como docente atua, na graduação, em Metodos de Representação, Geometria e Design, com enfase nos seguintes temas: Produção hypermedia, geometria, ensino-aprendizagem. Nos programas de pós graduação ministra as disciplinas de Produção Hipermídia, Sistemas Multimídia, Cibercidades, Cibersociedade, Criatividade e Erros Humanos.

Vania Ribas Ulbricht, EGC/UFSC

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática (1977), Especialização em Desenho (1979), mestrado (1992) e doutorado(1997) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2009-11-17

Edição

Seção

Revisões de Literatura / Literature Reviews