EFEITOS DO TREINAMENTO COM NEUROFEEDBACK NO TEMPO DE REAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Ruy Wanderley Universidade Federal de Pernambuco
  • Erick Francisco Quintas Conde Universidade Federal Fluminense – UFF / ESR

Palavras-chave:

Neurofeedback, tempo de reação, avaliação cognitiva

Resumo

O Neurofeedback é uma técnica de treinamento psicofisiológico não invasivo que estimula o desenvolvimento da autorregulação psíquica e neurofisiológica. Além de ser aplicada com eficiência no tratamento de diversas demandas clínicas, o treinamento com neurofeedback tem sido adotado para modulação funcional do cérebro. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática de estudos que tenham investigado efeitos do neurofeedback através de testes com medidas de tempo de reação. As consultas foram realizadas no período entre março e junho de 2018 nas bases de dados Pubmed (US National Library of Medicine) e Web of Science (Science Citation Index Expanded). Adotaram-se os seguintes descritores para a pesquisa (“neurofeedback”) AND (“reaction time”) AND (“cognitive” OR “cognition”). Após aplicação dos filtros para a seleção, foram encontrados 23 trabalhos, dentre os quais apenas 8 obedeceram aos critérios de elegibilidade. Alguns destes estudos mostram complexos delineamentos metodológicos. Verificou-se também que metade dos trabalhos validados se referem a adultos saudáveis, mas destaca-se também, em menor número, estudos com TDAH.

Biografia do Autor

Ruy Wanderley, Universidade Federal de Pernambuco

Depto Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalha com Psicologia Clínica (TCC E Neurofeedback) e pesquisas em Neurosciências (neurofeedback)

Erick Francisco Quintas Conde, Universidade Federal Fluminense – UFF / ESR

Doutor em Neurociências (UFF). Professor Adjunto no Departamento de Psicologia (UFF – Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional)

Publicado

2019-11-15

Como Citar

Wanderley, R., & Conde, E. F. Q. (2019). EFEITOS DO TREINAMENTO COM NEUROFEEDBACK NO TEMPO DE REAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Ciências & Cognição, 24(1). Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1527

Edição

Seção

Revisões de Literatura / Literature Reviews