ESTUDO QUALITATIVO SOBRE O AUTOCONCEITO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Barbara Cristina Soares Sena Universidade do Oeste Paulista
  • Camelia Santina Murgo Universidade do Oeste Paulista

Palavras-chave:

Autoconceito, desempenho acadêmico, competências interpessoais,

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a forma pela qual o autoconceito infantil influencia os fatores e variáveis, como desempenho acadêmico e relacionamento interpessoal, dentro do ambiente escolar. Para tanto foram entrevistados 15 alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública no interior do estado de São Paulo, Brasil. O estudo analisou o autoconceito dos estudantes em categorias especificas. Os dados revelaram que a variável com maior influência sobre este construto foi o envolvimento nas atividades escolares. As relações interpessoais com os pares e os afetos e emoções vivenciados pelos alunos dentro do ambiente escolar também aparecem como fatores relacionados ao autoconceito escolar. 

Biografia do Autor

Barbara Cristina Soares Sena, Universidade do Oeste Paulista

Formada em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista. Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste Paulista.

Camelia Santina Murgo, Universidade do Oeste Paulista

Possui graduação e licenciatura em Psicóloga pela Universidade do Sagrado Coração (1997), Mestrado em Psicologia Escolar (2002) e Doutorado em Psicologia Ciência e Profissão (2005) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-doutoramento em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (2009-2013). É docente e Coordenadora do Programa de Pesquisa e Iniciação Cientifica do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista.

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Sena, B. C. S., & Murgo, C. S. (2018). ESTUDO QUALITATIVO SOBRE O AUTOCONCEITO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ciências & Cognição, 23(2). Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1455

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles