A ESCOLA ENSINA OS SERES HUMANOS A PENSAR, MAS SOMOS TODOS CIBORGUES

Autores

  • Camila Moura Pinto UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais - campus Passos

Palavras-chave:

mente estendida, cognição, educação

Resumo

A cultura escolar privilegia, seguindo alguns preceitos filosóficos que remontam ao Iluminismo, o ensino intelectual. De acordo com eles, a mente humana precisa ser ensinada a pensar sendo esta a tarefa das instituições de ensino. Teses atuais da filosofia da mente apontam, entretanto, que não é o intelecto, mas o corpo associado e híbrido quem aprende. De acordo com Andy Clark e as reflexões teóricas que integram a embodied embedded cognition, a mente e a cognição humana não se reduzem a um conjunto de operações mentais, mas são atividades corporais em que corpo, mente e mundo desempenham funções e se relacionam como em uma orquestra. Nesta sinfonia, lápis, caneta e cadernos, por exemplo, são tão cruciais ao ato de aprender quanto neurônios ou o próprio cérebro. Esses pressupostos permitem pensar esses artefatos como tecnologias cognitivas e não (meros) recursos didáticos. O objetivo do artigo é levantar, a partir desta visão, alguns questionamentos à área da Educação. As problemáticas colocadas buscam, sobretudo, construir uma maior interface entre estas reflexões e o contexto escolar, analisando especialmente o papel dos artefatos tecnológicos e sua relação com a aprendizagem.

Biografia do Autor

Camila Moura Pinto, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais - campus Passos

Professora dos cursos de História e Serviço Social da Universidade do Estado de MInas Gerais - Campus Passos. Desenvolve pesquisa teórica sobre a interface entre a teoria da mente estendida, a navegação da interent e os processos formativos humanos.

Publicado

2020-02-26

Como Citar

Pinto, C. M. (2020). A ESCOLA ENSINA OS SERES HUMANOS A PENSAR, MAS SOMOS TODOS CIBORGUES. Ciências & Cognição, 24(2), 265-275. Recuperado de http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1557

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles