Elementos neurocognitivos da atenção seletiva para a compreensão da transição escolar de noções matemáticas

O artigo “Elementos neurocognitivos da atenção seletiva para a compreensão da transição escolar de noções matemáticas” busca identificar as noções matemáticas mais importantes que requisitam atenção seletiva no Ensino Fundamental (EF) e que são esperadas pelo Ensino Médio (EM).

Ler mais

Prematuridade: mitos e verdades

O termo prematuridade compreende uma condição de nascimento, na qual o bebê nasce antes de atingir um estado de formação e preparação suficiente do organismo para sobreviver e interagir com o ambiente extra útero. Nesse sentido, quanto mais cedo um bebê vem ao mundo, mais risco de vida ele corre. Há, contudo, alguns mitos em relação à prematuridade aos quais precisamos estar atentos.

Ler mais

Implementação de oficinas de método científico para a promoção do ensino investigativo

Foi publicado no periódico científico Expressa Extensão, o artigo IMPLEMENTAÇÃO DE OFICINAS DE MÉTODO CIENTÍFICO PARA A PROMOÇÃO DO ENSINO INVESTIGATIVO, da autoria de Alfred Sholl-Franco, Letícia Silva e Glaucio Aranha. O artigo descreve o processo de criação de um conjunto de oficinas de capacitação para a implementação de projetos de aprendizagem investigativa e sua adaptação para o ambiente online, em face da pandemia de COVID-19.

Ler mais

Emoção e Afetividade na Fenomenologia e nas Ciências Cognitivas

Artigo “Emoção e Afetividade na Fenomenologia e nas Ciências Cognitivas: uma compreensão a partir da Fenomenologia de Dietrich von Hildebrand e Natalie Depraz”, de Marília Zampieri da Silva e Tommy Akira Goto, publicado no vol. 25 (1), de 2020, do periódico Ciências & Cognição, aborda o fenômeno da emoção e da afetividade na Fenomenologia e nas Ciências Cognitivas.

Ler mais

Alzheimer: prevenção e sinais de alerta

Infelizmente, ainda há muitos casos em que a pessoa acometida pelo Alzheimer ou seus familiares negam os primeiros sintomas e adiam a busca de auxílio e orientação médica. Embora ainda não exista uma cura, há tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida do paciente ou a desaceleração da velocidade do quadro de deterioração. A busca de auxílio aos primeiros sintomas pode fazer a diferença. [+info no post]

Ler mais