Perspectivas das ciências da mente, cérebro e educação para a educação infantil brasileira pós-pandemia de covid-19

O artigo ‘Perspectivas das ciências da mente, cérebro e educação para a educação infantil brasileira pós-pandemia de covid-19’, de Giselle Mendes dos Santos e Alfred Sholl-Franco, aborda a questão das novas realidades impostas com as restrições e medidas sanitárias de combate ao Coronavírus durante a pandemia de 2020-2022.

Ler mais

Tecnologia Adaptativa e desenvolvimento da motivação

O constante uso de dispositivos digitais pode afetar o padrão atitudinal e comportamental dos novos estudantes. Estudiosos discutem os aspectos motivacionais da mediação do cotidiano, apontando para as tecnologias adaptativas como possíveis recursos para gerar engajamento dos alunos.

Ler mais

Arte, saúde mental e neurociências: o impacto da experiência artística como terapia preventiva e de reabilitação

Foi publicado no volume 31, da revista Observatório, do Itaú Cultural, o artigo “Arte, saúde mental e neurociências: o impacto da experiência artística como terapia preventiva e de reabilitação”, de Gláucio Aranha e Alfred Sholl-Franco, o artigo discute a intercessão entre as artes e as neurociências e como ela aponta para novos e desafiadores horizontes.

Ler mais

Impactos repetitivos na cabeça de atletas: a ciência entre gigantes

Os impactos repetitivos na cabeça de jogadores de futebol americano estão relacionados com doenças neurodegenerativas e prejuízos cognitivos.

Ler mais

Seleção para Mestrado na área de Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ)

Até o dia 23 de janeiro de 2022, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), do Instituto Nutes, da UFRJ.

Ler mais

Storytelling em aulas de educação física

Através do storytelling conseguimos vivenciar experiências por meio da mediação simbólica, sendo uma enriquecedora ferramenta para a educação física enquanto estudo da cultura corporal do movimento. | Coluna: Nicole de Azevedo Bonavita

Ler mais

Prematuridade: mitos e verdades

O termo prematuridade compreende uma condição de nascimento, na qual o bebê nasce antes de atingir um estado de formação e preparação suficiente do organismo para sobreviver e interagir com o ambiente extra útero. Nesse sentido, quanto mais cedo um bebê vem ao mundo, mais risco de vida ele corre. Há, contudo, alguns mitos em relação à prematuridade aos quais precisamos estar atentos.

Ler mais