Emoção e Afetividade na Fenomenologia e nas Ciências Cognitivas

Artigo “Emoção e Afetividade na Fenomenologia e nas Ciências Cognitivas: uma compreensão a partir da Fenomenologia de Dietrich von Hildebrand e Natalie Depraz”, de Marília Zampieri da Silva e Tommy Akira Goto, publicado no vol. 25 (1), de 2020, do periódico Ciências & Cognição, aborda o fenômeno da emoção e da afetividade na Fenomenologia e nas Ciências Cognitivas.

Ler mais

Publicado o volume 24(1), da revista científica ‘Ciências & Cognição’

Ciências & Cognição (Cien. Cogn.) oferece acesso livre e gratuito, sendo a publicação científica oficial da Organização Ciências e Cognição (OCC) e do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociência (CeC-NuDCEN/UFRJ). Seu foco é o estudo da cognição e seus processos, a partir do olhar inter e multidisciplinar.

Ler mais

[Artigo] Resiliência Familiar: percepção de mães em situação de pobreza

O estudo buscou compreender a percepção acerca da resiliência familiar sob o ponto de vista de mães em situação de pobreza. Os dados mostraram que as famílias estão expostas a algumas situações ameaçadoras ao desenvolvimento, baixa escolaridade, baixa renda familiar, condições de moradia inadequadas, dentre outros. No entanto, apesar dos riscos associados à pobreza, observou-se fatores intrafamiliares protetivos, geradores de benefícios ao desenvolvimento humano dentre eles: visão otimista, espiritualidade, esperança, apoio social familiar e nos vizinhos, trabalho de equipe, apoio na resolução de conflitos, união familiar e recursos sociais e econômicos através de benefícios sociais como o bolsa família.

Ler mais

Um olhar sobre o compartilhamento e a apreensão dos conhecimentos sob a luz da Psicologia Social: a contribuição da teoria das representações [Ensaio]

UM OLHAR SOBRE O COMPARTILHAMENTO E A APREENSÃO DOS CONHECIMENTOS SOB A LUZ DA PSICOLOGIA SOCIAL: a contribuição da teoria das representações [Ensaio] – AUTORES: Felipe Sales de Oliveira, Maria Lucia Bianconi. Ciências & Cognição, 23(2), 2018.

Ler mais

A elegia da lembrança impossível: dor, memória e afeto em corredores de longa distância

Há uma estreita ligação entre eventos mnêmicos e estados afetivos. Esse trabalho objetivou estudar o efeito do tempo e dos afetos positivos e negativos na evocação de uma memória de dor ocasionada por uma corrida de longa distância e de confirmar a estrutura fatorial da Escala de Afetos Positivos e Negativos (PANAS).

Ler mais