A Associação

Organização Ciências e Cognição (OCC)

Ciências e Cognição é uma associação civil, constituída como uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) de caráter privado (associativo), não-governamental e sem fins lucrativos, mantida exclusivamente pela ação de voluntários, registrada com o CNPJ 13.413.391/0001-18, focada na promoção de ações de divulgação científica, bem como pesquisa e desenvolvimento de métodos e ferramentas de ensino, que possam contribuir para a melhoria social com base na popularização da ciência, pela democratização do conhecimento científico e pela produção de novos conhecimentos. A Organização Ciências e Cognição (OCC) mantém parcerias de diferentes graus com pessoas físicas e jurídicas, privadas e públicas, sempre a título gratuito, com o fim de dinamizar e desenvolver ações conjuntas dentro de seu escopo, contando com a participação voluntária de cientistas, professores, alunos e público em geral.

A associação é livre e gratuita para qualquer pessoa acima de 18 (anos), dependente de autorização expressa de responsáveis para menores de 18 anos. Para se associar e ser um voluntário, envie um e-mail para cecnudcen@cienciasecognicao.org, informando a ação de seu interesse (ver abaixo), o tipo de atuação voluntária (por exemplo: produção de material de divulgação científica, participação em ações presenciais em escolas e espaços de divulgação, cessão temporária de espaços para realização de ações etc.), e sua disponibilidade de tempo. A partir destes dados entraremos em contato através de um dos voluntários da equipe.

Não possuímos uma sede física própria, sendo as ações presenciais realizadas por intermédio de parceiros e colaboradores (visita a escolas públicas, visitação a laboratórios de ciências etc.). 

 Documentos:

AÇÕES:

São fornecidos certificados aos voluntários pelo tempo de participação. Alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) poderão solicitar creditação de horas para ação de extensão universitária (ação comunitária de integração universitária). 

OUTRAS AÇÔES:

  • Revista “Ciências & Cognição” – Revista científica de acesso livre e gratuito, com possibilidade de atuação voluntária em diversos processos: parecerista (titulação mínima: mestrado completo), revisão, design, diagramação etc.
  • Produção de conteúdo de divulgação científica para os blogs e projetos:
    • NeuroTeen (Neurociências para adolescentes),
    • Redeneuro (Rede de estudos em neuroeducação para professores do ensino médio e fundamental),
    • Neurociências em Debate (artigos informativos sobre doenças, patologias e outras questões ligadas ao sistema nervoso),
    • NeuroQuest (curiosidades sobre neurociências),
    • Descomplicando as neurociências (produção de vídeos e material audiovisual sobre neurociências) e muitos outros.