REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS SOBRE HABILIDADES SOCIAIS: AVALIAÇÃO E TREINAMENTO

Autores

  • Michele Souza de Barros Gavasso CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO
  • Janaína da Silva Gonçalves Fernandes CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO
  • Márcia Siqueira de Andrade CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO

Palavras-chave:

Aprendizagem, Escola, Família, Habilidades sociais, Revisão.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar o que foi publicado nos últimos cinco anos, sobre habilidades sociais no Brasil. Realizou-se revisão sistemática de artigos científicos na base do banco de dados da Biblioteca Virtual da Saúde – Psicologia Brasil (BVS-PSI) no que se refere aos anos de 2009 até 2013, utilizando o termo habilidades sociais. Do total de 88 artigos, 85 atenderam aos critérios de inclusão. O material foi submetido à análise quantitativa de dados textuais com o auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados apontaram dois temas mais frequentes: o primeiro é composto por artigos que priorizam estudos sobre habilidades sociais e o contexto escolar; o segundo é composto por pesquisas que tratam de aspectos familiares relacionados às habilidades sociais. Considerou-se que os aspectos socioemocionais, do vínculo parental, vínculos de amizade e acolhimento institucional escolar, são essenciais para o desenvolvimento das práticas sociais assertivas da criança e do jovem adulto. Outro dado levantado, que demonstra grande influência no desenvolvimento das habilidades sociais, é a possível parceria entre a instituição escolar e a família.

Biografia do Autor

Michele Souza de Barros Gavasso, CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO

Graduação em Psicopedagogia. Mestre em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO. 

Janaína da Silva Gonçalves Fernandes, CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO

Graduação em Psicopedagogia. Mestre e Doutoranda em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO. Bolsista CAPES.

Márcia Siqueira de Andrade, CENTRO UNIVERSITÁRIO FIEO

Graduação em Educação Artística pela Escola Superior de Artes Santa Marcelina. Mestrado e Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular do Centro Universitário FIEO, Coordenadora do Programa em Psicologia Educacional do UNIFIEO, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do UNIFIEO, coordenadora do GT Aprendizagem humana na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Editora do periódico Cadernos de Psicopedagogia.

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Gavasso, M. S. de B., Fernandes, J. da S. G., & Andrade, M. S. de. (2016). REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS SOBRE HABILIDADES SOCIAIS: AVALIAÇÃO E TREINAMENTO. Ciências & Cognição, 21(1). Recuperado de https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1050

Edição

Seção

Neuroeducação / Psicologia da Educação / Ensino / Ciências Cognitivas