TOP-DOWN VS. BOTTOM-UP: ALTERAÇÕES NO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES DURANTE A INDUÇÃO DE FADIGA MENTAL

Autores

  • Hiago Murilo de Melo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucas Martins Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina
  • Emílio Takase Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Fadiga Mental, Processos Cognitivos, Top-down, Bottom-up.

Resumo

A Fadiga Mental (FM) ocorre durante ou após um período prolongado de demanda cognitiva repetitiva somado a recompensas insatisfatórias. Este estudo pretende investigar alterações no processamento de informações top-down e bottom-up no controle inibitório durante a indução de FM através do protocolo de tarefa cognitiva por tempo prolongado. Participaram do experimento 19 sujeitos (9 homens) com idades entre 18 e 24 anos (M=21,21 DP=1,77), submetidos ao paradigma Go/NoGo contendo cinco blocos de 250 tentativas com intervalos de 30 segundos entre blocos, totalizando 50 minutos de atividade. A ANOVA para medidas repetidas sugere efeito significativo do tempo de realização da tarefa no aumento no tempo de reação do processamento top-down, F4,15 = 3,66, p<0,05, no número de erros por omissão, F4,15 = 4,75, p<0,05, e uma redução no tempo de resposta do processamento bottom-up, F4,15 = 5,39, p<0,05. Estes achados sugerem que a realização de uma tarefa cognitiva durante um período prolongado provoca prejuízo significativo no desempenho cognitivo, com ênfase no processamento de informações top-down, não impedindo a realização de um comportamento, mas prejudicando sua qualidade de execução.

Biografia do Autor

Hiago Murilo de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia, Programa de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Lucas Martins Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Psicologia, Programa de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Emílio Takase, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Doutor em Psicologia Experimental do Departamento de Psicologia, Programa de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Coordenador do Laboratório de Educação Cerebral

Publicado

2018-03-30

Como Citar

de Melo, H. M., Nascimento, L. M., & Takase, E. (2018). TOP-DOWN VS. BOTTOM-UP: ALTERAÇÕES NO PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES DURANTE A INDUÇÃO DE FADIGA MENTAL. Ciências & Cognição, 23(1). Recuperado de https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1352

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles