DISCALCULIA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Janaína da Silva Gonçalves Fernandes Centro Universitário FIEO
  • Carolina Ferreira Barros Klumpp Centro Universitário FIEO
  • Elaine da Silva Ferretti Barbiéri Centro Universitário FIEO
  • Márcia Siqueira de Andrade Centro Universitário FIEO
  • Maria Laura Puglisi Barbosa Franco Centro Universitário FIEO

Palavras-chave:

classificação hierárquica descendente, discalculia do desenvolvimento, intervenção, revisão

Resumo

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar o que foi publicado nos artigos científicos entre os anos de 1996 e 2015 sobre a discalculia. Foram selecionados 36 artigos a partir dos descritores discalculia e intervenção (e equivalências em inglês: discalculia e intervention) considerando-se as bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde), MEDLINE (Medical Literature end Retrieval System on Line), PscyNET (American Psychological Association PscyNET), e ERIC (Institute of Education Sciences). Os dados foram analisados pela Classificação Hierárquica Descendente, com o apoio do software IRAMUTEQ. Os resultados apontaram para alteração no foco de interesse dos estudos. Inicialmente as pesquisas buscaram definir e diagnosticar a discalculia baseando-se em critérios comportamentais e de exclusão. Por conseguinte, as pesquisas centraram-se em intervenções voltadas aos aspectos neurobiológicos e genéticos relacionados ao transtorno. Finalmente, numa terceira e última fase as intervenções ocuparam-se dos aspectos relacionados ao meio social que interferem no transtorno. Conclui-se pela necessidade de pesquisas sobre discalculia do desenvolvimento que considerem intervenções multidisciplinares abordando tanto aspectos neuropsicológicos quanto psicossociais na busca por melhores resultados.

Palavras-chaves: classificação hierárquica descendente; discalculia do desenvolvimento; intervenção; revisão.

Biografia do Autor

Janaína da Silva Gonçalves Fernandes, Centro Universitário FIEO

Graduação em Psicopedagogia. Mestre e Doutora em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO. Bosista CAPES. Professora do Programa de pós graduação em Psicologia Educacional do Centro Universitário FIEO - UNIFIEO.

Carolina Ferreira Barros Klumpp, Centro Universitário FIEO

Graduação em Psicopedagogia. Mestre e Doutora em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO. Bolsista CAPES.

Elaine da Silva Ferretti Barbiéri, Centro Universitário FIEO

Graduação em Pedagogia. Mestre e Doutora em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO. Bolsista CAPES.

Márcia Siqueira de Andrade, Centro Universitário FIEO

Graduação em Educação Artística. Mestrado e Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular e Coordenadora do Programa em Psicologia Educacional do Centro Universitário FIEO.

Maria Laura Puglisi Barbosa Franco, Centro Universitário FIEO

Graduação em Pedagogia. Mestrado e Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Livre Docente pela UNICAMP. Atualmente é professora titular do Programa em Psicologia Educacional do Centro Universitário FIEO.

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Fernandes, J. da S. G., Klumpp, C. F. B., Barbiéri, E. da S. F., Andrade, M. S. de, & Franco, M. L. P. B. (2018). DISCALCULIA: REVISÃO DE LITERATURA. Ciências & Cognição, 23(2). Recuperado de https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1420

Edição

Seção

Revisões de Literatura / Literature Reviews