EFEITOS DA PRÉ EXPOSIÇÃO A ESTÍMULOS DE VALÊNCIA AFETIVA NUMA TAREFA DE ESTIMAÇÃO DE MAGNITUDE DE SEVERIDADE DE COMPORTAMENTOS ANTISSOCIAIS.

Autores

  • Paula Cristina Teixeira Ribeiro UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Francisco Manuel dos Santos Cardoso UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
  • Soraia Eugénia de Moura Pinheiro UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Palavras-chave:

pré exposição afetiva, cognição, comportamentos antissociais, estimação de magnitude.

Resumo

Diversos estudos experimentais têm evidenciado a influência do estado afetivo, genericamente entendido, e emocional, em especificidade, no processamento cognitivo. Nesta sequência, tivemos como objetivo analisar o efeito da pré exposição a estímulos de diferentes valências afetivas - negativa, positiva e neutra - na operação cognitiva de estimação de magnitude numérica da severidade de comportamentos antissociais. Participaram 37 estudantes universitários do mesmo grupo turma, do género feminino, entre os 18 e os 24 anos de idade (M = 19.53; DP = 1.06); Foram distribuídas por três condições experimentais, definidas pela valência dos estímulos: negativa, positiva e neutra. Seguidamente, visualizaram um conjunto de 18 imagens ­- do IAPS - da valência da respetiva condição experimental, registando na Self Assessment Manikin o estado afetivo que as imagens produziam. Após um intervalo de quatro minutos, as participantes estimaram a gravidade de 15 comportamentos antissociais. Os resultados indicaram que a pré exposição de valência negativa teve um efeito significativo de diminuição da estimação da severidade dos comportamentos antissociais, comparativamente como os restantes grupos. Finalmente, procuramos na hipótese da dessensibilização emocional a compreensão dos resultados.

Biografia do Autor

Paula Cristina Teixeira Ribeiro, UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Licenciada em Psicologia;  Mestre em Psicologia Clínica. Departamento de Educação e Psicologia.

Francisco Manuel dos Santos Cardoso, UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Doutor em Psicologia. Professor e investigador. Departamento de Educação e Psicologia.

Inscrito na Ordem de Psicólogos Portugueses na especialidade de Psicologia Clinica e da Saúde e na especialidade avançada de Psicoterapia.

 

Soraia Eugénia de Moura Pinheiro, UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Licenciada em Psicologia;  Mestre em Psicologia Clínica. Departamento de Educação e Psicologia.

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Ribeiro, P. C. T., Cardoso, F. M. dos S., & Pinheiro, S. E. de M. (2018). EFEITOS DA PRÉ EXPOSIÇÃO A ESTÍMULOS DE VALÊNCIA AFETIVA NUMA TAREFA DE ESTIMAÇÃO DE MAGNITUDE DE SEVERIDADE DE COMPORTAMENTOS ANTISSOCIAIS. Ciências & Cognição, 23(2). Recuperado de https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1440

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles