Contribuição do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras gerais

Autores

  • Felipe Viegas Rodrigues Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN-UFRJ) Organização Ciências e Cognição (OCC)
  • Alfredo Pereira Jr. Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN-UFRJ) Organização Ciências e Cognição (OCC)

Palavras-chave:

neurociência, habilidades, coordenação motora, educação musical, bateria

Resumo

Esta pesquisa procurou verificar se haveria uma correlação entre o estudo de bateria, em um intervalo de tempo de 6 meses, com um melhor desempenho em dois testes de habilidades psicomotoras gerais, os quais foram criados especialmente para este estudo. Os resultados obtidos mostram uma correlação positiva, confirmando outras pesquiss semelhantes, porém a complexidade de fatores envolvidos no processo demanda a continuidade da investigação, incorporando experimentos de controle para se descartar a ocorrência de um efeito de aprendizagem do teste utilizado.

Biografia do Autor

Alfredo Pereira Jr., Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN-UFRJ) Organização Ciências e Cognição (OCC)

Professor do Departamento de Educação, Instituto de Biociências, UNESP, Campus de Botucatu, Distrito de Rubião Júnior, SP

Como Citar

Rodrigues, F. V., & Jr., A. P. (1). Contribuição do estudo de bateria para o desenvolvimento de habilidades psicomotoras gerais. Ciências & Cognição, 4. Recuperado de https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/486

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles