Compreendendo os Mecanismos Atencionais

Autores

  • Ricardo Franco de Lima Psicólogo(Universidade São Francisco - Itatiba/SP), Membro do Grupo de pesquisa CNPq Neurodesenvolvimento, escolaridade e aprendizagem (UNICAMP).

Palavras-chave:

atenção, avaliação, bases neurais, neuropsicologia

Resumo

A atenção é uma função crucial que permite a interação eficaz do indivíduo com o seu ambiente, além de subsidiar a organização dos processos mentais. Com a atenção, nós podemos selecionar qual estímulo será analisado em detalhes e qual será levado em consideração para guiar nosso comportamento. Avanços recentes nos estudos usando métodos de neuroimagem e outras medidas neurobiológicas têm permitido a investigação dos mecanismos específicos do sistema cerebral de atenção. No presente artigo, nós revisamos diversos aspectos dos mecanismos atencionais. Primeiramente, nós apresentamos a definição e tipos de atenção (seletiva, sustentada e dividida). Em seguida, descrevemos as bases neurais e algumas técnicas de avaliação em pesquisas e contexto clínico.

Biografia do Autor

Ricardo Franco de Lima, Psicólogo(Universidade São Francisco - Itatiba/SP), Membro do Grupo de pesquisa CNPq Neurodesenvolvimento, escolaridade e aprendizagem (UNICAMP).

Psicólogo(Universidade São Francisco - Itatiba/SP), especialista em Psicologia Clínica Aplicada à Neurologia Infantil (UNICAMP, bolsista da FUNDAP)

Como Citar

de Lima, R. F. (1). Compreendendo os Mecanismos Atencionais. Ciências & Cognição, 6. Recuperado de https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/537

Edição

Seção

Revisões de Literatura / Literature Reviews