A Influência do locus de controle conjugal, das habilidades sociais conjugais e da comunicação conjugal na satisfação com o casamento

Autores

  • Patrícia da Motta Vieira Figueredo Doutoranda em Psicologia Social no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social(UERJ, Mestre em Psicologia Social (Universidade Gama Filho).

Palavras-chave:

satisfação conjugal, comunicação, habilidades sociais, locus de controle

Resumo

A crise atual da família, com casais que se queixam de insatisfação conjugal, atribuídas às dificuldades de comunicação, tem provocado o interesse de muitos pesquisadores de diversas áreas das ciências humanas. Este artigo apresenta a base teórica de uma pesquisa empírica, em andamento, sobre este tipo de problema. Pretende-se avaliar a possível influência de variáveis conjugais, tais como, habilidades sociais, locus de controle e comunicação na mútua satisfação. As relações teóricas obtidas podem ajudar predizer mudanças comportamentais na comunicação conjugal, com um possível aumento da satisfação conjugal. 

Biografia do Autor

Patrícia da Motta Vieira Figueredo, Doutoranda em Psicologia Social no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social(UERJ, Mestre em Psicologia Social (Universidade Gama Filho).

Mestre em Psicologia Social (Universidade Gama Filho), pesquisadora sobre casamento e comunicação.

Como Citar

Figueredo, P. da M. V. (1). A Influência do locus de controle conjugal, das habilidades sociais conjugais e da comunicação conjugal na satisfação com o casamento. Ciências & Cognição, 6. Recuperado de https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/539

Edição

Seção

Revisões de Literatura / Literature Reviews