A educação formal e as metáforas do conhecimento: a busca de transformações nas concepções e práticas pedagógicas

Autores

  • Ricardo Luiz Teixeira de Almeida Professor Assistente II da Faculdade de Educação da UFF, atualmente aluno de doutorado em Estudos Lingüísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFF.

Palavras-chave:

conhecimento, metáfora, educação

Resumo

Este artigo parte do pressuposto de que nossas práticas sociais e institucionais são informadas por nossas crenças e que estas, por sua vez, devem uma boa parte de sua composição às metáforas que nos ajudam a compreender diversos conceitos. Portanto, é de se supor que a metáfora utilizada pelo professor para dar conta da natureza do conhecimento seja de fundamental importância para o aparecimento e a valorização desta ou daquela prática educativa. Partindo desta hipótese, reconhecemos a existência de três metáforas de conhecimento que hoje disputam espaço nas concepções de professores e outros profissionais da educação. São elas: (1) o conhecimento transmitido, (2) o conhecimento construído e (3) o conhecimento tecido em rede(s). Assim, o objetivo deste trabalho é discutir que implicações resultariam da adoção de cada uma dessas metáforas nas práticas de sala de aula, bem como traçar um panorama histórico das crenças e valores de professores e educadores. © Ciências & Cognição 2005; Vol. 06: 12-25

Biografia do Autor

Ricardo Luiz Teixeira de Almeida, Professor Assistente II da Faculdade de Educação da UFF, atualmente aluno de doutorado em Estudos Lingüísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFF.

Graduado em Letras (Português-Inglês) pela UFRJ e mestre pelo Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada da Faculdade de Letras da UFRJ. 

Como Citar

Almeida, R. L. T. de. (1). A educação formal e as metáforas do conhecimento: a busca de transformações nas concepções e práticas pedagógicas. Ciências & Cognição, 6. Recuperado de https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/546

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles