Rede de relações e satisfação com a vida em pessoas com amputação de membros

Autores

  • Marineia Crosara de Resende Centro Universitário do Triângulo, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil / Professora
  • Cleusa Perpétua Boaventura da Cunha Centro Universitário do Triângulo, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
  • Andressa Portela Silva Centro Universitário do Triângulo, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
  • Silene Jacó de Sousa Centro Universitário do Triângulo, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Palavras-chave:

deficiência física, satisfação com a vida, rede de relações

Resumo

Este estudo objetivou descrever a configuração da rede social de pessoas com amputação de membros,verificar a satisfação com a rede de relações sociais e a satisfação com a vida (SV). Participaram 21adultos com amputação de membros (idade média 42,62 anos). A coleta de dados engloboucaracterização dos sujeitos, dados sobre a deficiência, medida de SV, avaliação da rede de relaçõessociais. Os resultados indicaram que em média 3 pessoas fazem parte da rede social. Os entrevistadosestão muito satisfeitos com a rede social atual, quando comparada com a rede de pessoas da mesmafaixa etária e com o número de pessoas que compõem a sua rede; apresentam satisfação com a saúde ecapacidade física, capacidade mental e envolvimento social; quanto menor a rede, maior a satisfaçãocom a capacidade mental e maior a satisfação com a vida há 5 anos atrás. © Ciências & Cognição2007; Vol. 10: 164-177.

Biografia do Autor

Marineia Crosara de Resende, Centro Universitário do Triângulo, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil / Professora

Psicóloga, Mestre em Gerontologia e Doutora em Educação (Universidade de Campinas – UNICAMP). Atua como Professora no Curso de Psicologia (Centro Universitário do Triângulo).

Publicado

2011-04-02

Como Citar

de Resende, M. C., da Cunha, C. P. B., Silva, A. P., & de Sousa, S. J. (2011). Rede de relações e satisfação com a vida em pessoas com amputação de membros. Ciências & Cognição, 10. Recuperado de https://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/616

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles