mídia

Arte-Ciência: reeducação do sentir na convergência entre duas culturas

O canal “Ciências e Cognição”, no YouTube, conhecido por seu engajamento na divulgação de conteúdo relacionado às neurociências e à educação, recentemente publicou uma série de vídeos com palestras apresentadas durante a XIV Semana do Cérebro, em março de 2023. Este evento anual, que ocorreu entre 13 e 25 de março de 2023, destacou-se por sua abordagem multidisciplinar, abarcando perspectivas neurocientíficas, artísticas, médicas e educacionais sobre o cérebro e o sistema nervoso.

Um dos destaques da programação foi a mesa-redonda online “Arte-Ciências e Neuroeducação”, realizada no dia 15 de março. Esta sessão proporcionou um mergulho na convergência entre arte e ciência, iluminando as maneiras pelas quais essas duas áreas podem se complementar e enriquecer mutuamente.

Dentre as apresentações, destacou-se “Arte-Ciência: reeducação do sentir na convergência entre duas culturas”, ministrada por Glaucio Aranha (NUTES/UFRJ). Esta palestra, disponível no link, aborda como a interação entre arte e ciência pode influenciar a percepção e o aprendizado.

Além disso, a mesa-redonda contou com outras apresentações relevantes, como “Neuroestética: a pesquisa sobre o processo criativo à luz das neurociências” em duas partes (parte 1 e parte 2), conduzidas respectivamente por Andrea Lana (SMERJ) e Alfred Sholl-Franco (IBCCF/UFRJ), respectivamente, e “Arteterapia como tratamento neurobiológico“, por Elizabete Castelon Konkiewitz (UFGD).

Estes vídeos são recursos de acesso gratuito para estudantes, pesquisadores e entusiastas das áreas de neurociências, educação e arte. Eles oferecem uma visão abrangente sobre como a neurociência pode enriquecer nossa compreensão da arte e vice-versa.

Convidamos todos os interessados a assistir a estas palestras no canal “Ciências e Cognição” no YouTube e a explorar as fascinantes interseções entre arte, ciência e educação.