O NEUROEDUC tem por objetivo investigar estratégias técnico-cognitivas aplicadas ao ensino e aprendizagem. As atividades desenvolvidas se baseiam no encontro das Neurociências, Psicologia e Educação, estabelecendo um campo propício para a identificação de problemas pedagógicos, descobrindo novos métodos e procedimentos para a educação e formação. Suas linhas de pesquisa estão orientadas para a investigação do papel de espaços alternativos de ensino-aprendizagem, modos de contextualizar o processo de construção do conhecimento científico e estratégias cognitivas relacionadas. Outras atividades desenvolvidas dizem respeito à exploração artística e estética do ensino através das neurociências. As subdivisões desta linha estão centradas na questão da interação entre os sujeitos da aprendizagem e os objetos pedagógicos em caráter mais diretivo, buscando atingir e estimular certas competências cognitivas. O NEUROEDUC tem como pesquisadores-líderes os Profs. Drs. Alfred Sholl-Franco e Glaucio Aranha. Reúne uma equipe multidisciplinar de pesquisadores associados, visando atingir a complexidade temática que atravessa o tema. Objetiva-se, através de pesquisa empírica, investigar estratégias técnico-cognitivas aplicadas ao ensino e aprendizagem. Neste sentido, a pesquisa se volta para questões contempladas pela neurociência cognitiva que afetam e são afetadas pelo processo de ensino, tais como: atenção (TDAH, TDA-PI, etc.), memória (inibição cognitiva, disfunção cerebral mínima, etc.), linguagem (disfasia, afasia, etc.) e aprendizagem (discalculia, dislexia, etc.). É consenso que o tratamento para muitas destas questões, em relação ao ensino, passa pela necessidade de desenvolvimento de métodos e procedimentos escolares alternativos ou modificados. Verifica-se, entretanto, a carência de pesquisas que se concentrem na busca de solução destes problemas. As atividades desenvolvidas baseiam-se na hipótese de que o encontro das Neurociências e da Educação estabelece um campo propício para a identificação de problemas pedagógicos, descobrindo novos métodos e procedimentos para a educação e formação.

Nome do grupo: Neuroeduc – Neurociências Aplicadas à Educação (Registro no CNPq http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/21128 )

Status do grupo: certificado pela instituição (UFRJ).

Ano de formação: 2010.

Líderes do grupo: Alfred Sholl Franco e Glaucio Aranha

Área predominante: Neurociências; Educação, Comunicação, Ensino, Fisiologia; Comunicação em Ciências; Divulgação Científica.

  • Instituições Participantes: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Organização Ciências e Cognição – OCC.
  • Coordenadores:
    • Alfred Sholl-Franco (Prof. Dr.), UFRJ (Lider)
    • Gláucio Aranha (Prof. Dr.), UFRJ e OCC (Lider)
  • Pesquisadores (em ordem alfabética):
    • Alfred Sholl-Franco (Prof. Dr.), UFRJ
    • Anna Carolina Miguel (Fga), DESPERTA
    • Fabrício Bruno Cardoso (Prof. Dr.), Fasfi e CENSUPEG
    • Giselle Mendes (MSc.), Secretaria de Educação do Município de Niterói
    • Glaucio Aranha (Prof. Dr.), UFRJ e OCC
    • Katia Machinez da Cunha (MSc.), Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro
Back To Top