Reunião do NeuroEduc – Dia 12/06/2015 – Tema: Aspectos cognitivos do uso de mídias para a divulgação científica e ensino


A próxima reunião do Neuroeduc (Centro de Estudos em Neurociências e Educação) acontecerá no dia 12/06/2015, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, das 10:00 às 12:00, na sala G1-030.

  • Tema: Aspectos cognitivos do uso de mídias para a divulgação científica e ensino
  • Resumo: A midiatização da divulgação científica e do ensino parece não estar levando em consideração as especificidades cognitivas relacionadas com cada mídia em relação à produção de sentido. Outro aspecto ainda pouco considerado neste tipo de uso das mídias diz respeito às implicações que cada uma impõe para a construção da mensagem. Neste sentido, serão discutidos alguns dos postulados de Marshall McLuhan e Pierre Levy acerca do modo como os meios de comunicação interferem no processo de construção do conhecimento aplicando-os ao contexto do ensino e da divulgação científica.
  • Apresentação: Glaucio Aranha (Organização Ciências e Cognição – OCC; e Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ)

A reunião visa apresentar e discutir temas relacionados com as pesquisas em andamento nos Grupos de Trabalho (GT), do Neuroeduc, sendo destinadas aos pesquisadores e associados de Ciências e Cognição, mas aberta para participação como ouvinte do público externo. Para o público externo, enviar e-mail com antecedência de no mínimo 24 horas, informando o desejo de participar para cecnudcen@cienciasecognicao.org, tendo em vista o número limitado de assentos. Não há emissão de certificados ou declarações de participação.