NeuroEduc – Núcleo de Estudos em Neurociências e Educação

logo - neuroeduc2NeuroEduc – Núcleo de Estudos em Neurociências e Educação – Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento, registrado no CNPQ.

  1. DESCRIÇÃO
  2. GRUPOS DE TRABALHO (GT)
  3. CALENDÁRIO DE REUNIÕES (2015)
  4. MATERIAL DE APOIO PARA PESQUISA

1) Descrição

  • Este grupo de pesquisa tem por objetivo investigar estratégias técnico-cognitivas aplicadas ao ensino e aprendizagem. As atividades desenvolvidas baseiam-se no encontro das Neurociências, Psicologia e Educação estabelecendo um campo propício para a identificação de problemas pedagógicos, descobrindo novos métodos e procedimentos para a educação e formação. Esta linha está orientada com as atividades desenvolvidas pela National Association for the Education of Young Children (NAEYC), uma vez que investiga o papel de espaços alternativos de ensino-aprendizagem e modos de se contextualizar o processo de construção do conhecimento científico. Outras atividades desenvolvidas dizem respeito à exploração artística e estética do ensino através das neurociências. As subdivisões desta linha estão centradas na questão da interação entre os sujeitos da aprendizagem e os objetos pedagógicos em caráter mais diretivo, buscando atingir e estimular certas competências cognitivas. O NEUROEDUC tem como pesquisadores-líderes os Profs. Drs. Alfred Sholl-Franco e Glaucio Aranha. Reúne uma equipe multidisciplinar de pesquisadores associados, visando atingir a complexidade temática que atravessa o tema. Objetiva-se, através de pesquisa empírica, investigar estratégias técnico-cognitivas aplicadas ao ensino e aprendizagem. Neste sentido, a pesquisa se volta para questões contempladas pela neurociência cognitiva que afetam e são afetadas pelo processo de ensino, tais como: atenção (TDAH, TDA-PI, etc.), memória (inibição cognitiva, disfunção cerebral mínima, etc.), linguagem (disfasia, afasia, etc.) e aprendizagem (discalculia, dislexia, etc.). É consenso que o tratamento para muitas destas questões, em relação ao ensino, passa pela necessidade de desenvolvimento de métodos e procedimentos escolares alternativos ou modificados. Verifica-se, entretanto, a carência de pesquisas que se concentrem na busca de solução destes problemas. As atividades desenvolvidas baseiam-se na hipótese de que o encontro das Neurociências e da Educação estabelece um campo propício para a identificação de problemas pedagógicos, descobrindo novos métodos e procedimentos para a educação e formação.
  • Nome do grupo: Neuroeduc – Centro de Estudos em Neurociências e Educação
  • Status do grupo: certificado pela instituição
  • Ano de formação: 2010
  • Líderes do grupo: Alfred Sholl Franco, Gláucio Aranha Barros
  • Área predominante: Ciências Biológicas; Fisiologia; Comunicação em Ciências; Divulgação Científica
  • Instituições Participantes: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Organização Ciências e Cognição – OCC.
  • Coordenadores:
    • Dr. Alfred Sholl-Franco, UFRJ (Lider)
    • Dr. Gláucio Aranha, OCC (Lider)
  • Pesquisadores (em ordem alfabética):
    • Profa. Aline Heim, Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro
    • Fga Anna Carolina Miguel, DESPERTA
    • Dra. Camila Marra de Almeida, Colégio Pedro II
    • Dra. Débora Henrique da Silva Anjos, UFRJ
    • MSc. Dr. Fabiana Villaça, MD.
    • MSc. Fabrício Bruno Cardoso, Fasfi
    • Profa. Liliam Ameal, Colégio Pedro II
    • Profa. Mariza Sodré, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro
    • Profa. Katia Machinez da Cunha, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

2) Grupos de Trabaho (GT)

  • Na última reunião do Neuroeduc de 2013 (dezembro), estimulou-se a formação de Grupos de Trabalho (GT) específicos de forma a ampliar e aprofundar as temáticas de interesse dos integrantes do grupo. Na primeira reunião de 2014 (março), foram sugeridas temáticas a serem trabalhadas por GTs, os quais teriam coordenadores e planos de trabalho específicos. Foi sugerido ainda que as reuniões oficiais dos GT ocorreriam das 8:00 às 10:00, nos mesmos dias e locais das reuniões do Neuroeduc, embora os integrantes dos GTs tenham total liberdade para organizar reuniões e trabalhar os temas propostos, devendo apenas avisar com antecedência para divulgação nesta página. Assim, as reuniões dos  GTs ocorrem em datas e locais acordados entre os coordenadores e participantes. Os coordenadores dos GTs podem solicitar a reserva de salas junto ao CeC-NuDCEN, através do e-mail admin@cienciasecognicao.org. A divulgação das reuniões dos GTs é de inteira responsabilidade dos respectivos coordenadores.

Grupos de Trabalho e Coordenadores:

  • GT Materiais Didáticos e Inclusão (Dr. Alfred Sholl-Franco).
  • GT Neuroeducação (Dr. Alfred Sholl-Franco).
  • GT Narratividade, Mídia e Cognição (Dr. Gláucio Aranha).
  • GT EEG (MSc. Fabrício Bruno Cardoso).
  • GT TDAH (MSc. Fabrício Bruno Cardoso).

3) Calendário de Reuniões

Participantes externos deverão confirmar presença e local (sala) da reunião três dias antes da data da reunião pelo e-mail cecnudcen@cienciasecognicao.org

3) Material de apoio para pesquisa

Acesso restrito a membros do Neuroeduc.

 

 

11 Comments

  1. Juliana Saboia

    Ao grupo Neuroeduc,
    Sou professora da turma de primeiro ano de uma escola privada e gostaria de saber a viabilidade de participar das discussões realizadas pelo grupo. Estou muito interessada no tema proposto pelo grupo, tema esse que venho me iinformando e aprofundando ao longo dos último meses.
    Aguardo retorno,
    Juliana Saboia de Moraes

    • cienciasecognicao

      Prezada Juliana Saboia

      As reuniões do NuDCEN são abertas à participação dos associados, os quais são comunicados pela Lista de Discussão sobre as datas de realização e temas a serem abordados. Os associados podem ainda desenvolver ações junto à Ciências e Cognição, levando-as para discussão nas reuniões. Além de conhecer outras atividades que desenvolvemos. A associação envolve apenas o pagamento de uma anuidade no valor de R$ 40,00 (quarenta reais) a título de colaboração para as despesas ordinárias dos projetos.

      Maiores informações podem ser obtidas através do link: http://www.cienciasecognicao.org/portal/?page_id=2

  2. Importante contato sobre neuroeducação

  3. Karen Cavalcanti Tauceda

    Porto Alegre, 17 de março de 2012

    Gostaria de saber quando será organizado um curso de Neurociências e Educação em Porto Alegre. Sou doutoranda do PPG Educação em Ciências – UFRGS.
    Atenciosamente
    Karen Tauceda

  4. Patrícia Santoro

    Prezados professores,
    gostaria de cadastrar-me para receber informações via e-mail sobre as atividades realizadas pelo Neuroeduc.
    att.
    Patrícia Santoro

    • cienciasecognicao

      Prezada Patrícia

      O envio por e-mail de informações e atualizações sobre as atividades do Neuroeduc e dos demais núcleos e ações de Ciências e Cognição é feito exclusivamente para os associados, através do boletim trimestral Cognotícias, que inclui o calendário de reuniões do Neuroeduc para cada trimestre e outras informações.

  5. Carla Campos

    Bom dia!
    Gostaria de receber informações sobre as programações.

  6. Maria Amélia Machado

    Prezados senhores,
    Boa noite!
    Gostaria de receber informações sobre o curso de neurociências e educação, para o mês de janeiro de 2012. Existe alguma atividade nesse período?
    Grata,
    Maria Amélia

    • cienciasecognicao

      Prezada Maria Amélia

      O próximo Curso de Formação Continuada em Neuroeducação ocorrerá em julho de 2012. Acompanhe nosso site, pois estaremos divulgando o edital de inscrições tão logo seja aberto o período.

Deixe uma resposta