NeuroEduc

1) DESCRIÇÃO

2) CALENDÁRIO DE REUNIÕES (2013)

_________________________________________

1) NeuroEduc – Núcleo de Estudos em Neurociências e Educação - Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento – CNPQ

Este grupo de pesquisa tem por objetivo investigar estratégias técnico-cognitivas aplicadas ao ensino e aprendizagem. As atividades desenvolvidas baseiam-se no encontro das Neurociências, Psicologia e Educação estabelecendo um campo propício para a identificação de problemas pedagógicos, descobrindo novos métodos e procedimentos para a educação e formação. Esta linha está orientada com as atividades desenvolvidas pela National Association for the Education of Young Children (NAEYC), uma vez que investiga o papel de espaços alternativos de ensino-aprendizagem e modos de se contextualizar o processo de construção do conhecimento científico. Outras atividades desenvolvidas dizem respeito à exploração artística e estética do ensino através das neurociências. As subdivisões desta linha estão centradas na questão da interação entre os sujeitos da aprendizagem e os objetos pedagógicos em caráter mais diretivo, buscando atingir e estimular certas competências cognitivas.

O NEUROEDUC tem como pesquisadores-líderes os Profs. Drs. Alfred Sholl-Franco e Glaucio Aranha. Reúne uma equipe multidisciplinar de pesquisadores associados, visando atingir a complexidade temática que atravessa o tema. Objetiva-se, através de pesquisa empírica, investigar estratégias técnico-cognitivas aplicadas ao ensino e aprendizagem. Neste sentido, a pesquisa se volta para questões contempladas pela neurociência cognitiva que afetam e são afetadas pelo processo de ensino, tais como: atenção (TDAH, TDA-PI, etc.), memória (inibição cognitiva, disfunção cerebral mínima, etc.), linguagem (disfasia, afasia, etc.) e aprendizagem (discalculia, dislexia, etc.). É consenso que o tratamento para muitas destas questões, em relação ao ensino, passa pela necessidade de desenvolvimento de métodos e procedimentos escolares alternativos ou modificados. Verifica-se, entretanto, a carência de pesquisas que se concentrem na busca de solução destes problemas. As atividades desenvolvidas baseiam-se na hipótese de que o encontro das Neurociências e da Educação estabelece um campo propício para a identificação de problemas pedagógicos, descobrindo novos métodos e procedimentos para a educação e formação.

Nome do grupo: Neuroeduc – Centro de Estudos em Neurociências e Educação

Status do grupo: certificado pela instituição

Ano de formação: 2010

Líder(es) do grupo: Alfred Sholl FrancoGláucio Aranha Barros

Área predominante: Ciências Biológicas; Fisiologia; Comunicação em Ciências; Divulgação Científica

Instituições Participantes: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Organização Ciências e Cognição – OCC.

 

 Pesquisadores Total: 10
Alfred Sholl Franco - (líder) Fabrício Bruno Cardoso
Bianca de Souza Fonseca Gláucio Aranha Barros - (líder)
Camila Marra de Almeida Heron Beresford
Débora Henrique da Silva Anjos Iris do Céu de Lima e Silva
Enio Dias Junior Lucianne Fragel Madeira

2) Calendário de Reuniões

Divulgamos o calendário de reunião do grupo de pesquisa Neuroeduc (Centro de Estudos em Neurociências e Educação) para 2013. As reuniões abaixo relacionadas são abertas à participação de terceiros e consistirão em apresentação e discussão das pesquisas realizadas pelo grupo. O Neuroeduc está registrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, desde 2010, trabalhando com as seguintes linhas de pesquisa:

  • Cognição e Corporeidade
    • Projeto: “Exergames e aprendizagem motora – Coordenador: Alfred Sholl-Franco
  • Novas Mídias, Narratividade e Ensino
    • Projeto: “Neuraventura: uso de narrativa transmídia para o ensino de neurociências“.  - Coordenador: Glaucio Aranha
    • Projeto: “Leitura literária e cognição: uma abordagem empírico-experimental sobre a leitura de textos literários“  - Coordenador: Glaucio Aranha
  • Ensino, Aprendizagem e Neuroeducação
    • Projeto: “Arte com Ciência: Estética à Luz das Neurociências no Grande Rio” – Coordenador: Alfred Sholl-Franco (UFRJ)
    • Projeto: “Uma Avaliação da Eficácia de um Programa Neuromotor para Crianças com TDAH” – Coordenador: Alfred Sholl-Franco; Pesquisador responsável: Fabrício Bruno Cardoso
  • Neurofilosofia na Escola
    • Projeto: Role-playing: uma prática neurocientífica no desenvolvimento moral de adolescentes – Coordenadores: Alfred Sholl-Franco e Heron Beresford; Pesquisador responsável: Enio Dias Júnior

2) CALENDÁRIO DE REUNIÕES (2013)

  •  01/03/2013
  • 05/04/2013
  • 10/05/2013 – Mudança de Data devido a Visitação do Dia do Cérebro (MIN) ter sido transferida para o dia 03/05.
  • 07/06/2013
  • 12/07/2013
  • 02/08/2013
  • 06/09/2013
  • 08/11/2013
  • 13/12/2013

As reuniões acontecem no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão, de 10:00 às 12:00.

Os associados receberão a confirmação da reunião com o número da sala e tema a ser abordado pela mailing list dos associados (cec-associados).

Participantes externos deverão confirmar presença e local (sala) da reunião três dias antes da data da reunião pelo e-mail cecnudcen@cienciasecognicao.org

11 thoughts on “NeuroEduc

  1. Ao grupo Neuroeduc,
    Sou professora da turma de primeiro ano de uma escola privada e gostaria de saber a viabilidade de participar das discussões realizadas pelo grupo. Estou muito interessada no tema proposto pelo grupo, tema esse que venho me iinformando e aprofundando ao longo dos último meses.
    Aguardo retorno,
    Juliana Saboia de Moraes

    • Prezada Juliana Saboia

      As reuniões do NuDCEN são abertas à participação dos associados, os quais são comunicados pela Lista de Discussão sobre as datas de realização e temas a serem abordados. Os associados podem ainda desenvolver ações junto à Ciências e Cognição, levando-as para discussão nas reuniões. Além de conhecer outras atividades que desenvolvemos. A associação envolve apenas o pagamento de uma anuidade no valor de R$ 40,00 (quarenta reais) a título de colaboração para as despesas ordinárias dos projetos.

      Maiores informações podem ser obtidas através do link: http://www.cienciasecognicao.org/portal/?page_id=2

  2. Porto Alegre, 17 de março de 2012

    Gostaria de saber quando será organizado um curso de Neurociências e Educação em Porto Alegre. Sou doutoranda do PPG Educação em Ciências – UFRGS.
    Atenciosamente
    Karen Tauceda

    • Prezada Patrícia

      O envio por e-mail de informações e atualizações sobre as atividades do Neuroeduc e dos demais núcleos e ações de Ciências e Cognição é feito exclusivamente para os associados, através do boletim trimestral Cognotícias, que inclui o calendário de reuniões do Neuroeduc para cada trimestre e outras informações.

  3. Prezados senhores,
    Boa noite!
    Gostaria de receber informações sobre o curso de neurociências e educação, para o mês de janeiro de 2012. Existe alguma atividade nesse período?
    Grata,
    Maria Amélia

    • Prezada Maria Amélia

      O próximo Curso de Formação Continuada em Neuroeducação ocorrerá em julho de 2012. Acompanhe nosso site, pois estaremos divulgando o edital de inscrições tão logo seja aberto o período.

Deixe uma resposta